Notícias / Agronegócios

16/10/23 às 19:09 / Atualizada: 16/10/23 às 19:14

Globo Rural: Mudanças climáticas ameaçam afetar até o sabor da cerveja

Estudo mostra efeitos do clima desfavorável sobre a produção do lúpulo, planta responsável pelo amargor característico da bebida

Izabel Gimenez

Globo Rural

Imprimir Enviar para um amigo
Globo Rural: Mudanças climáticas ameaçam afetar até o sabor da cerveja

Produtividade do lúpulo, matéria-prima essencial para a fabricação da cerveja, vem caindo significativamente nos últimos anos.

Foto: Pixabay via Globo Rural

A cerveja, uma das bebidas favoritas dos brasileiros, pode sofrer cada vez mais com os efeitos negativos das mudanças climáticas no planeta, segundo estudo publicado na revista científica “Nature Communications”.
 
A produtividade do lúpulo, matéria-prima essencial para a fabricação da bebida e que dá a ela seu amargor característico, vem caindo significativamente nos últimos anos. Além disso, registra a publicação, o aumento das temperaturas e a previsão de chuvas abaixo da média devem acentuar o problema.
 
O bom desenvolvimento do lúpulo depende de uma combinação específica de clima e solo. Isso significa que qualquer alteração mais drástica desse quadro pode comprometer a qualidade das flores da planta e diminuir, por exemplo, o teor de alfa-ácido, composto químico encontrado nas resinas das flores responsáveis pelo amargor das cervejas.
 
Pesquisadores da Universidade de Ciências da Vida de Praga investigaram dados de Alemanha, Eslováquia e República Tcheca, países que respondem por 90% da produção de lúpulo na Europa. Segundo os autores, caso o quadro atual se mantenha, até 2050, a produtividade geral da planta pode cair entre 4,1% a 18,4%.
 
Nesse mesmo intervalo, a produção de alfa-ácidos poderá cair até 39,5%. Segundo os autores do estudo, a substância pode perder até 30% da sua intensidade, principalmente nas regiões sul da Alemanha e da Eslováquia.
 
Ainda que o Brasil não tenha feito parte do estudo europeu, os problemas na produção de lúpulo no exterior também afetam a fabricação nacional da bebida. Isso porque, mesmo sendo o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, o país ainda importa, especialmente de Alemanha e Estados Unidos, quase todo o lúpulo que consome.
 
“Como o cultivo está restrito a regiões pequenas, com condições ambientais normalmente adequadas, existe um sério risco de as ondas de calor e secas extremas, possivelmente intensificadas pelas mudanças climáticas, afetarem a qualidade e a quantidade da produção”, diz a publicação.
 
Para os pesquisadores, a piora da qualidade do lúpulo e a diminuição do volume da colheita causadas pelo clima extremo exigirão, apenas para suprir a demanda atual, um aumento de 20% na área de cultivo da planta na Europa. Os autores sugerem a introdução de plantas geneticamente modificadas, o deslocamento das lavouras e a construção de áreas protegidas. Do contrário, os cervejeiros é que terão que se adaptar ao novo produto.

Fonte: Globo Rural

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet