Notícias / Luto

06/10/23 às 08:18 / Atualizada: 06/10/23 às 09:08

Padre que atuou nas paróquias de Água Boa e Canarana durante 19 anos faleceu em Manaus

Padre que atuou nas paróquias de Água Boa e Canarana durante 19 anos faleceu em Manaus

Despedida de Salgueiro PE

Foto: Blog Alvinho Patriota

O padre Adenir José Fumagalli, da congregação Servos da Caridade (SdC), que atuava na Paróquia Nossa Senhora das Graças – Aleixo. Ele faleceu no dia 4 de outubro, aos 72 anos, vítima de infarto.

O velório aconteceu na quadra Poliesportiva Papa Francisco (do lado da Igreja) e a Celebração das Exéquias  na comunidade São Francisco de Assis. A Celebração foi presidida por Dom Tadeu, bispo auxiliar de Manaus.

Um pouco de sua história

Nasceu em Rodeio Bonito – RS, em 1º de outubro de 1951. Filho de Avelino Luiz Fumagalli e Gelsomina Luiza Finatto Fumagalli, naturais de Rondinha – RS.

Padre Adenir começou seus estudos visando ingressar na vida religiosa com 14 anos em Carazinho – RS. Foi para o Seminário de Canela. Estudou em Santa Maria e fez o curso de Filosofia na Unisinos de São Leopoldo. Faculdade de Teologia no colégio dos padres Palotinos.

Aos 29 anos, foi ordenado sacerdote em Realeza do Paraná, em 21 de dezembro de 1980, na Diocese de Palma – PR.

Iniciou seus trabalhos como padre em Santa Maria, depois em Carazinho como animador vocacional. Foi trabalhar em Capão da Canoa, fazendo sua primeira experiência como pároco, e por um ano foi diretor do Colégio Divina Providência. Depois foi transferido para Brasília onde trabalhou na Paróquia Santa Terezinha, Cruzeiro Novo.

Com a decisão dos Padres Servos da Caridade de assumirem paróquias no Mato Grosso, o Padre Adenir foi enviado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Água Boa, onde permaneceu por 9 anos. Depois foi transferido para Salgueiro – PE. Em 2012, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Canarana-MT.

Em 2022 foi para Manaus e estava colaborando com o Padre Gaston Gabriel, na Paróquia Nossa Senhora das Graças – Aleixo.

Nota de Pesar da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Manaus:




Nota de Pesar da Diocese de salgueiro:

Uma Nota de Pesar foi publicada pela Diocese de Salgueiro nesta quinta-feira, 5, lamentando a morte do padre Adenir Fumagalli, que foi responsável pela Paróquia Santo Antônio, em Salgueiro, entre os anos de 2006 e 2011. Ele também chegou a coordenar as atividades da rádio Asa Branca. O sacerdote faleceu em Manaus-MA, vítima de infarto.

“Neste momento de luto e tristeza, expressamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos, em especial a Congregação dos Servos da Caridade – Guanellianos. Pe. Adenir foi um exemplo de amor, compaixão e dedicação ao serviço de Deus e da comunidade”, expressou a Diocese Salgueiro.

“Que Deus, em Sua infinita misericórdia, console os corações enlutados e dê forças para superar esse momento difícil. Que sua alma descanse em paz, e que seu espírito permaneça vivo em nossas memórias e nas obras de caridade”, completa a nota.
Fonte:
Blog Alvinho Patriota

Vídeo abaixo a Missa de despedida do padre Adenir de Canarana
Reportagem:  Domingos Finato

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet