Notícias / Empresas

05/10/23 às 11:38

Maior empregadora do Brasil, JBS chega a 9 mil colaboradores em Mato Grosso

Companhia gerou 7,3 mil novas vagas entre janeiro e agosto de 2023 no país. Globalmente, são 270 mil colaboradores nas mais de 400 unidades e escritórios da empresa

Viviane Petroli

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá, 05 de outubro de 2023 – A JBS se consolidou como a maior empregadora do Brasil em 2023, com 151,2 mil colaboradores diretos trabalhando em suas diversas operações no país. Em Mato Grosso são 9 mil empregos gerados. Somente entre janeiro e agosto deste ano a companhia gerou 7,3 mil novas vagas, o que representa um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022. Globalmente a JBS emprega 270 mil colaboradores em suas mais de 400 unidades produtivas e escritórios espalhados por 20 países.

A JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Mato Grosso movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) mato-grossense, conforme levantamento inédito produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo) sobre a mensuração da importância socioeconômica das atividades relacionadas à Companhia em todo o Brasil.

No Estado, a Companhia está presente em 16 cidades, atuando em 14 fábricas, três confinamentos, uma operação da JBS Transportadora e um centro de distribuição.

“Temos consciência de que exercemos um papel importante para a geração de emprego e renda em diversas regiões, com impacto especialmente positivo nas pequenas cidades em que estamos. Em muitas delas, somos o principal polo empregador e o nosso crescimento impulsiona o crescimento econômico dessas regiões”, afirma Gilberto Xandó, presidente da JBS Brasil.

A JBS concluiu em 2023 importantes investimentos em alimentos preparados no Brasil, com o início das operações das duas primeiras linhas de empanados e uma de salsicha na nova fábrica da Seara no estado do Paraná. A companhia também retomou as atividades da unidade industrial da Friboi localizada na cidade de Juara, no Mato Grosso, e anunciou a criação de 1,4 mil novos postos de trabalho com a recuperação e modernização da unidade de Diamantino (MT).

Para além dos números, a criação de empregos reflete diretamente na possibilidade de melhoria de vida para muitas pessoas. É o caso de Natanael Alves Moreira, recém-contratado para o cargo de monitor de Produção da unidade de Cajamar (SP) da JBS. Morador de Franco da Rocha, na grande São Paulo, o profissional viu na empresa a chance de prosperar.
 
Natanael já tinha 12 anos de experiência no setor de produção de alimentos e recentemente havia passado um período curto atuando na área de logística. Em julho, foi contratado pela JBS. “Fui atraído pela chance de crescimento. A minha percepção é que só depende do meu esforço e determinação crescer profissionalmente aqui, e há muitos caminhos para isso”, afirma.
 
Também há casos como o da jovem Maria Bezerra da Silva, de 19 anos. Natural de Buíque, Pernambuco, foi recentemente contratada para trabalhar como auxiliar de limpeza na unidade de Cajamar. “Estou muito feliz, porque esse é o meu primeiro emprego com carteira assinada. É o primeiro passo para garantir um futuro melhor para mim e para minha família”, conta.
 
A posição como principal empregadora do Brasil reforça o papel de relevância para a economia nacional. Levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) via Nereus (Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo), divulgado na semana passada, mostrou que a JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela no Brasil já movimentam o equivalente a 2,10% do PIB (Produto Interno Bruto) e contribuem para a geração de 2,73% dos empregos do país.
 
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 260 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 151 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet