Notícias / Policial

03/03/16 às 08:07 / Atualizada: 03/03/16 às 08:24

Vídeo mostra prisão de suspeitos de vender diplomas de ensino médio

Dois foram detidos em shopping com três documentos falsos, em Rio Verde. Investigações apontam que eles agiam desde 2009 e cobravam até R$ 1 mil.

G1/GO

Edição para Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeo mostra prisão de suspeitos de vender diplomas de ensino médio

Suspeitos de vender diplomas de ensino medio falsificados são presos

Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Um vídeo mostra a prisão de dois suspeitos de vender certificados de conclusão do ensino médio falsos em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. A Polícia Civil acredita que a dupla agia desde 2009. Imagens mostram o momento em que os dois foram detidos com três diplomas falsos na praça de alimentação de um shopping da cidade (veja vídeo AQUI).
 
Segundo a Polícia Civil, Otávio de Magalhães Walter Gomes, de 25 anos, e Jhonatan Paes Almeida, de 20 anos, foram detidos na sexta-feira (26). As imagens do vídeo mostram os dois suspeitos sendo algemados e levados por policiais.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Jaqueline Camargo Machado, os suspeitos vendiam os documentos falsificados por diferentes preços, chegando a até R$ 1 mil. Todos eram de uma escola particular da cidade.

“Eles faziam a venda, pegavam os documentos, nome completo, dados necessários e levavam ate um terceiro, que era o falsificador. Eles disseram que já venderam entre 20 e 30 diplomas, mas vamos entrar em contato com as universidades de Rio Verde para ver se esse número pode ser bem maior, que é o que a gente acredita”, afirmou. O terceiro suspeito de falsificar os documentos ainda não foi preso.

As investigações apontaram ainda que as assinaturas nos diplomas falsos não eram da diretora do colégio. Além disso, o suspeito de 25 anos disse à Polícia Civil que finalizou o ensino médio na escola em 2009 e vem usando o seu diploma como base para falsificar os demais. Todas as informações de frequências e notas eram mantidas, somente os dados pessoais eram mudados.

Ainda conforme a delega, as pessoas que compraram os diplomas também vão responder por uso de documento falso. Se condenados, cada um pode pegar de um a 5 anos de prisão. “[Essa pessoa] não teve a conclusão do ensino médio, então ela não tem o requisito para ingressar na faculdade”, disse.

Denúncia
A diretora da escola da qual os documentos supostamente eram emitidos, Sônia Maria Moraes, soube que os diplomas estavam sendo falsificados e começou a pedir ajuda para as universidades da região para confirmar que os documentos eram falsos. Com as confirmações, ela fez dois boletins de ocorrência para denunciar o crime.

“Eu pedi às faculdades que olhassem a assinatura, para conferir. Então elas foram averiguando e mandando a documentação para a escola. Aquelas que estavam incorretas eu recolhia uma cópia e mandava para a delegacia”, afirmou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet