Notícias / Empresas

23/09/23 às 10:54

Empresa produz camisetas premium com algodão 100% mato-grossense e rastreável

A empresa cuiabana Almagrino lançou uma linha de produtos que usa algodão apenas de MT, que é responsável por 70% da produção nacional

Empresa produz camisetas premium com algodão 100% mato-grossense e rastreável

Foto: Assessoria

A potência mato-grossense na cotonicultura não é apenas produto tipo exportação. Cerca de 70% da produção nacional de algodão brasileira de 1,6 milhões de hectares estão em lavouras de Mato Grosso e parte do produto que fica no país, abastece o mercado de roupas premium como a Almagrino, marca de camisaria masculina, nasceu no Caminho da Fé, um famoso caminho de peregrinação realizado entre as cidades paulistas de São Carlos e Aparecida.

 Após pedalar 536 km, o empresário Henrique Resende e o gerente de qualidade Pedro Sávio se uniram ao produtor rural Alexandre Schenkel para criar uma marca de roupa com alma de um peregrino, ou seja, com propósito. Desde o início, a marca busca integrar toda a cadeia brasileira do algodão por meio de inovação e responsabilidade socioambiental.

 “Gostaríamos de criar algo que tivesse um propósito, que impactasse positivamente na vida das pessoas. E quando surgiu a ideia de ser uma marca, a gente quis fazer com algodão de Mato Grosso porque nós somos o Estado que mais produz algodão no Brasil. Nosso país é o quarto maior produtor de algodão do mundo e o segundo maior exportador de algodão de altíssima qualidade. Queríamos fazer algo com o nosso algodão daqui que valorizasse essa matéria-prima nossa, inclusive de origem certificada, que é o algodão rastreável”, explica Henrique Resende.
 
RASTREABILIDADE

A Almagrino integra o programa SouBR, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que torna possível rastrear a peça de roupa desde o plantio do algodão certificado até a venda do produto final. Isso garante ao consumidor ter a certeza da origem daquilo que está adquirindo e qual o impacto que esta compra teve no meio ambiente, na sociedade e na economia.

 Dentre os critérios para conseguir o certificado de Algodão Brasileiro Responsável (ABR) são exigidos 183 itens das fazendas de algodão como a proibição do trabalho infantil, de trabalho análogo a escravo, indigno ou degradante, discriminação de pessoas, boas práticas agrícolas e industriais, segurança, saúde e meio ambiente do trabalho rural, dentre outras exigências.

 No caso da Almagrino, o algodão utilizado no primeiro lote é fornecido por 9 propriedades certificadas com o selo ABR. São fazendas localizadas nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Campo Novo do Parecis, Poxoréu, Sorriso, Santo Antônio do Leste, Sapezal e Diamantino.

 O processo de fiação do algodão é realizado em Pomerode (SC), depois segue para malharia em Jaraguá do Sul (SC) e depois vai para a confecção na cidade catarinense de Agrolândia. Depois disso, as roupas vêm para Cuiabá (MT).

As peças da Almagrino podem ser adquiridas pelo site www.almagrino.com.br e neste mês de setembro será inaugurada a primeira loja física da empresa. Além disso, uma nova linha de produtos para empresas já está disponível.
  • Empresa produz camisetas premium com algodão 100% mato-grossense e rastreável
  • Empresa produz camisetas premium com algodão 100% mato-grossense e rastreável

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet