Notícias / Meio Ambiente

14/07/15 às 15:30

Período proibitivo de queimadas começa amanhã

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
A partir de amanhã (15/07) até o dia 15 de setembro as queimadas estão proibidas em Mato Grosso. A medida restringe o uso do fogo na zona rural. Nas áreas urbanas as queimadas estão proibidas durante o ano todo. A restrição é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar ampliam as ameaças de incêndios de grandes proporções.
 
A analista de meio ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz no combate a incêndios. “Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios que têm causa de natureza humana e a propagação de incêndios que não podem ser evitados”, ressalta a analista.
 
Quem for flagrado ateando fogo durante esses dois meses será multado. “O valor varia de acordo com a área atingida. O valor mínimo da multa é de R$ 1.000,00 por hectare, podendo chegar até R$5.000,00. Além disso, quem descumprir a restrição pode perder os incentivos e benefícios fiscais e ficar em reclusão por até quatro anos”, informa Lucélia.
 
Para mais informações sobre o período proibitivo, acesse o informativo técnico sobre o assunto em: http://sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=271.
 
Queimada x Incêndio  –  A queimada é uma prática agrossilvipastoril antiga que utiliza fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens, sendo uma técnica utilizada pelos índios, quilombolas e na agricultura familiar e empresarial. Em Mato Grosso ela é autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Somente neste período, de 15 de julho a 15 de setembro, a queimada é proibida para evitar os incêndios florestais. Quando a queimada foge de controle e incide sobre qualquer forma de vegetação de uma propriedade é considerado incêndio. Existem muitos casos em que o incêndio surge por causas naturais, como raios, ou pelo lançamento de fósforos e bitucas de cigarros acesas.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Superiores e inferiores

A autoridade é uma delegação de que terá de prestar contas àquele que se ache dela investido. Não julgueis que lhe seja ela conferida para lhe proporcionar o vão prazer de mandar, nem, conforme o...

 
 
 
 
Sitevip Internet