Notícias / Água Boa

22/09/23 às 20:56 / Atualizada: 22/09/23 às 21:05

Comitiva de Água Boa visita obras da FICO em Alto Horizonte e Mara Rosa - GO

Tener Baumgardt - Ascom/AB

Imprimir Enviar para um amigo
Comitiva de Água Boa visita obras da FICO em Alto Horizonte e Mara Rosa - GO

Foto: Ascom - AB

Na quinta-feira (21) uma comitiva formada por representantes de entidades, da Câmara Municipal e da Prefeitura de Água Boa percorreram quase 430km até as obras da FICO - Ferrovia de Integração do Centro Oeste, em Alto Horizonte e Mara Rosa, Goiás - ver fotos AQUI.

A FICO é um importante projeto do Governo Federal, executado pela empresa VALE e que pretende ligar a já existente ferrovia Norte-Sul, em Mara Rosa - GO, até Água Boa-MT, seguindo em seu plano original de longo prazo, por mais de 1600km, até Vilhena, em Rondônia.

Esse primeiro trecho, entitulado EF-354, teve o lançamento de suas obras em setembro de 2021 e até então estão sendo terraplanados aproximadamente 50km do trajeto, com canteiros de obras em Mara Rosa e Santa Terezinha de Goiás. A construção dos trilhos depende de rebaixamento de morros, aterros, túneis e pontes, contando atualmente com cerca de 2700 trabalhadores.

Integraram a comitiva a Vice-Prefeitra Rejane Garcia (PSDB), representando o Prefeito de Água Boa, Mariano Kolankiewicz Filho - Dr. Mariano (MDB), o Deputado Estadual Dr. Eugênio Paiva (PSB), o Vereador Adelar Fusinato (UB), representando o Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Ari Zandoná (UB), o produtor representante do Sindicato Rural Wilson Prestes Stein, os produtores representantes da Aprosoja Cesar Giacomolli e Juliano Marquioretto, o Presidente da AEAAB - Associação dos Engenheiros Agrônomos de Água Boa, Angelo Cadore, o membro Diretor da ACEAB - Associação Comercial e Empresarial de Água Boa, Pedro Rezende, representando a presidente da entidade, Mirian Bernieri, o Produtor Rural Vinícius Baldo, o Engenheiro Civil e comerciante Lúcio Flávio Garcia e o Ex Prefeito de Água Boa Germano Zandoná.

O objetivo foi verificar in loco o avanço da instalação da ferrovia e desmistificar o receio popular de que o projeto estaria parado por possíveis questões burocráticas.

Para os municípios que aguardam a chegada do trem, como é o caso de Água Boa, a mera expectativa já impacta no crescimento econômico e social da cidade, gerando investimentos por parte daqueles que planejam negócios com base no futuro dessa logística.

Por isso, o Prefeito Mariano e a vice Rejane se preocupam com a preparação de Água Boa para atender a demanda dos vários setores que serão impactados com a FICO, empresas adjacentes e todo o seu contingente profissional, que naturalmente precisa de domicilios, atendimento comércial, educação, saúde, segurança e qualidade de vida.

Em Alto Horizonte - GO a comitiva foi recepcionada pela equipe da Vale, a Analista de Comunicação Liliane Moreira, o Gerente de Implantação Luciano Almada e profissionais de segurança do trabalho e de engenharia ambiental.

Em um primeiro momento os visitantes receberam informações e tiraram dúvidas sobre diversos dados técnicos do projeto. Em seguida, partiram de micro ônibus até Mara Rosa, visitando o viveiro de mudas para reflorestamento, o canteiro de desmonte de rochas, um desvio para construção de um túnel sob a rodovia de asfalto e o marco zero da FICO, nos trilhos da ferrovia Norte-Sul.

Segundo Almada, a FICO possui todas as licenças necessárias para execução de todo o traçado da obra, e apesar de passar perto, não atravessa nenhuma área considerada território indígena. Observou também que o cronograma de trabalho pretende iniciar a instalação dos trilhos em 2024, passando para Mato Grosso em 2025 e chegando em Água Boa em 2027. No pico de atividades as obras deverão contar com aproximadamente 7 mil operários simultâneos.

Os integrantes da comitivia se mostraram muito satisfeitos com a receptividade dos profissionais da Vale e bastante empolgados com o que viram, tendo convicção de que a ferrovia está realmente avançando e irá cumprir seu destino no prazo estipulado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet