Notícias / Agronegócios

22/09/23 às 12:40

Prefeito de Querência diz que instalação da planta de etanol de milho em Canarana vai beneficiar toda região

Rafael Govari / OPioneiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeito de Querência diz que instalação da planta de etanol de milho em Canarana vai beneficiar toda região

Prefeito de Canarana e de Querência – Fábio Faria e Fernando Gorgen

Foto: Rafael Govari / OPioneiro

CANARANA – A Agrícola Alvorada anunciou na quinta-feira (21), a instalação de uma fábrica de etanol de milho em Canarana. A planta foi alvo de disputa entre as cidades de Canarana e de Querência. Apesar da escolha, o prefeito de Querência, Fernando Gorgen, comemorou a vinda da empresa para a região.

“A Agrícola Alvorada vai se instalar em Canarana, mas vai comprar milho de produtores de toda região, inclusive de Querência. Então, isso é bom para nós também. Sempre digo que quando uma empresa vem pra região todos ganham e precisamos pensar em desenvolvimento regional”, destacou Gorgen.

As obras para a construção da fábrica que será instalada em Canarana estão previstas para o primeiro semestre de 2024. O projeto contempla a geração de 150 empregos diretos quando a unidade estiver em funcionamento, o que é esperado para 2025. Outros 800 a mil postos indiretos devem ser gerados durante as obras. Em até dois anos a planta deverá processar 4 mil toneladas/dia de milho.

Apesar da escolha da Agrícola Alvorada por Canarana, o município de Querência também deverá ter uma unidade produtora de etanol de milho nos próximos anos. A FS Bioenergia já comprou uma área e tem planos de construir uma planta ainda nesta década, após concluir as instalações que estão em andamento em outros municípios de Mato Grosso.

O anúncio feito na quinta-feira também foi comemorado pelo prefeito de Canarana. Fábio Faria disse que o Município fez um esforço grande para a vinda da Agrícola Alvorada. “Sabemos que um empreendimento desse porte muda a realidade não só de uma cidade, mas de toda uma região. Todos os municípios serão impactados. Por isso, temos trabalhado em conjunto com os prefeitos do Araguaia”, colocou.

Com a instalação da planta de etanol de milho em Canarana, em breve uma segunda unidade em Querência e também a ferrovia em Água Boa, os três municípios indicam que vão repetir o desenvolvimento que se iniciou há 15 anos nas cidades do Médio Norte de Mato Grosso, como Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet