Notícias / Agronegócios

15/09/23 às 11:30 / Atualizada: 15/09/23 às 11:39

Universitários conhecem setor de bioenergia em evento do Movimento Agroligadas

2º Encontro de Bionergia de MT reuniu mais de 300 pessoas no município de Barra do Bugres

Universitários conhecem setor de bioenergia em evento do Movimento Agroligadas

Foto: Assessoria

Um dia de campo na cidade para conhecer de perto os benefícios e a produção da cana-de-açúcar e toda industrialização sucroalcooleira. Essa foi a proposta do 2º Encontro de Bioenergia de Mato Grosso realizado pelo Movimento Agroligadas – Núcleo Barra do Bugres - MT.

Em parceria com a Barralcool, UISA, Grupo RLS, Florindo Agro e Senai, o encontro reuniu, no dia 12 de setembro, em Barra do Bugres-MT, mais de 300 pessoas entre estudantes, professores universitários e membros da comunidade. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os benefícios, contribuições socioambientais e socioeconômicas da cultura da cana- de-açúcar e a importância do setor sucroalcooleiro que está presente no Oeste do Estado.

Com foco na cana-de-açúcar, técnicos das usinas Barralcool e UISA apresentaram os processos em cinco estações temáticas propostas aos estudantes universitários, como iniciativas que contemplam a cadeia completa da cana de açúcar, desde a produção do etanol e do açúcar, ações de ESG nas áreas ambiental, social e governança e oportunidades profissionais envolvidas.

Amanda Santana Sartori, estudante do 2º semestre do curso de Agronomia, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), foi de Campo Verde para participar do encontro e comentou da importância do tema para sua futura profissão. "A produção de cana-de-açúcar vem crescendo em Mato Grosso e essa oportunidade de saber mais sobre o produto, conhecer os seus processos, fazer comparativos com as culturas de outras cidades, agrega muito conhecimento".

Professora do curso de Administração da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Marinalda dos Santos avaliou o evento como um dia de oportunidade. "É uma ótima iniciativa de apresentar para esses alunos as oportunidades de trabalho, já que estamos no celeiro do agronegócio, que representa um 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto), eles podem conhecer o campo de atuação que é extenso neste setor, para os futuros administradores", pontuou a educadora universitária.

Conexão campo e cidade

Na segunda edição, o Encontro de Bioenergia de MT faz parte do circuito de eventos promovido pelo Movimento das Agroligadas, que tem como missão ligar a cidade ao campo.

Coordenadora do Núcleo Barra do Bugres, Regiane Souza afirmou que o evento atingiu o objetivo de apresentar para os universitários a importância do setor sucroalcooleiro, hoje bioenergético, para o Brasil e o mundo.

"Da cana-de-açúcar não se perde nada, hoje nós temos a energia limpa, o etanol, e além de envolver toda a parte de renda, envolve a questão da sustentabilidade e todos os trabalhos sociais que as usinas parceiras fazem por toda a região. A primeira edição do Encontro teve uma grande aceitação e esta segunda ganhou uma proporção maior, só agradeço todos os parceiros que ajudaram na realização".

"Os participantes saíram com uma carga de conhecimento extensa sobre como funciona a produção, a industrialização, que foi apresentado de forma clara e real. E é esse objetivo que as Agroligadas buscam em todas as ações promovidas, que as pessoas participem dos eventos, e saiam com uma outra visão do que elas conheciam", afirmou Geni Schenkel, presidente do Movimento Agroligadas.

O evento teve como parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Sindicato Rural de Barra do Bugres, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), UNEMAT, Unopar e o BIOIND MT – Indústrias de Bionergia de Mato Grosso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet