Notícias / Educação

01/03/16 às 23:51

UFMT promove sarau internacional com alunos estrangeiros

Mylena Petrucelli

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou nesta segunda-feira (29) o primeiro Sarau Internacional para recepcionar e se despedir de alunos estrangeiros que estão chegando ou partindo da universidade.

O evento teve apresentações de músicas brasileiras, como o típico rasqueado cuiabano, tradução de expressões cuiabanas em espanhol e inglês, apresentações culturais dos alunos intercambistas e interação entre os estrangeiros e nativos.

Gerente de Relações Internacionais da UFMT, Joíra Martins explica que a intenção do evento é comemorar a presença dos alunos estrangeiros abrindo espaço para mesclar a cultura nativa do país que os recebe com a cultura de sua localidade de origem. “Esse evento tem a finalidade de brindar a internacionalização com a interculturalidade, onde cada estudante e pesquisador pode expressar sua arte e sua cultura”.

A professora colombiana Maria Isabel Givaldo chegou em Cuiabá há duas semanas e veio cursar mestrado em história na UFMT. Para ela, o evento foi muito interessante para conhecer os demais estudantes de intercâmbio. “Você conhece estudantes de outras culturas, é muito interessante. As pessoas da universidade tem sido muito amáveis e nos ajudam em tudo”, frisa.

O Brasil é o terceiro país que Maria Isabel reside para estudar e ela conta que está muito animada em fazer a pós-graduação em Cuiabá. “É a primeira vez que estudo em outra língua, estou com um pouco de medo, mas fico muito alegre. Faz muito tempo que não estudo porque me formei há oito anos e depois de muito tempo vou voltar a ser estudante”.

Atualmente, há 43 alunos estrangeiros na UFMT e 28 estão ingressando no próximo semestre, vindos dos mais variados países: Alemanha, Colômbia, República Dominicana, Peru, Equador, Haiti, Portugal, dentre outros.
Além destes estudantes, a UFMT já recebeu ao todo 100 alunos estrangeiros desde 2012, quando a Secretaria de Relações Internacionais foi criada.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet