Notícias / Água Boa

06/09/23 às 08:44

Prefeitura de Água Boa busca cargas de calcário junto a SEAF para o PA Nacional

Técnico da Empaer explica em vídeo como os assentados devem fazer a coleta de solo para análise

Tener Baumgardt - Ascom/AB

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeitura de Água Boa busca cargas de calcário junto a SEAF para o PA Nacional

Foto: Ascom - AB

A Prefeitura de Água Boa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, está trabalhando na estruturação do Projeto de Assentamento (PA) Nacional, há cerca de 130 km do perímetro urbano da cidade.

O projeto teve início efetivo com o sorteio dos lotes para os inscritos da reforma agrária em janeiro deste ano. A partir de então a Prefeitura de Água Boa assumiu a incumbência do INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, de executar a infraestrutura básica para a instalação dos moradores.

De acordo com o Secretário Municipal Adjunto da Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa, por meio do Prefeito Mariano Kolankiewicz Filho, Dr. Mariano (MDB), a Prefeitura também está buscando junto a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), a doação de calcário para as 269 propriedades existentes. Para isso, será necessário o levantamento técnico da quantidade necessária para cobrir as propriedades interessadas.

O Extensionista Rural da EMPAER - Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Alisson Lucas Lorenzon, produziu um vídeo orientando os assentados sobre a coleta de material para análise de solo das propriedades, veja abaixo:

 

Segundo Lorenzon, os proprietários devem percorrer e coletar 5 pontos aleatórios, em zig-zag, em seu lote, cavando aproximadamente 20 centímetros e colhendo uma porção de terra em cada local. Após, é preciso misturar muito bem as amostras e separar um pouco dessa mistura em uma embalagem, fornecida pela EMPAER, identificando o número do lote e o tipo de cobertura do solo, se pasto, cerrado ou área gradeada.

As embalagens ficaram dispostas com um morador na sede do PA, e devem ser entregues até o dia 15 de setembro, quando a equipe da Prefeitura irá recolher e enviar para análise. Com o resultado, a SEAF saberá o número de propriedades interessadas e a quantidade necessária de calcário para cada lote.

Mesmo que as propriedades não cultivem a terra imediatamente após a calagem, o processo corrige a acidez do solo por longo tempo de duração, explicou Alisson.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet