Notícias / Ação Social

05/09/23 às 10:35

No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

Foto: Assessoria

Cuidar de si próprio e das pessoas ao nosso redor sempre foi uma eficiente maneira de evitar desconfortos emocionais e amenizar os efeitos de alguns transtornos mentais. Com essa visão, o CVV definiu como tema deste ano do Movimento Setembro Amarelo “Acolher é cuidar”.

“Cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV.

Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio desde 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores. “O Movimento não é do CVV, apesar de sermos uma das primeiras organizações do país a fazer essa mobilização e, antes mesmo desse movimento, somos uma das primeiras entidades a tentar trazer luz ao debate sobre prevenção do suicídio no Brasil”, complementa Carlos.

Neste ano, o CVV vai priorizar as iniciativas direcionadas à conscientização da importância de se ouvir de forma acolhedora, ou seja, acolher para cuidar. Isso se dará por meio de palestras, rodas de conversa, participação em debates e entrevistas.

Segundo Carlos, neste nono ano de Setembro Amarelo, o CVV percebe que a sociedade está bem mais aberta ao assunto “suicídio e sua prevenção”, com quedas de alguns tabus e preconceitos. “Sociedade civil, setor de saúde, poder público, pessoas físicas e jurídicas estão mais conscientes quanto ao problema e como apoiar na redução dos índices de suicídio que, segundo dados oficiais, mata um brasileiro a cada 45 minutos”, afirma. Essa mudança não deve ser creditada exclusivamente ao Movimento, mas o Setembro Amarelo ocupa um lugar importante nesta transição na opinião da entidade.

O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana, inclusive aos feriados e finais de semana. O meio mais utilizado é o telefone sem custo de ligação e disponível em todo território nacional, 188, mas há também opções de atendimento por chat e e-mail pelo site www.cvv.org.br
 
Saiba mais sobre o Setembro Amarelo em www.setembroamarelo.org.br e nas mídias sociais Instagram, Facebook e Twitter, sempre buscando como @setembroamarelo.
 

Sobre o CVV
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3,4 milhões de atendimentos de 2022 foram realizados por cerca de 3.500 voluntários em cerca de 100 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação), ou pelo site www.cvv.org.br, via chat e e-mail apoioemocional@cvv.org.br, além de carta. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse https://www.cvv.org.br/colabore.
 
Sobre o suicídio
O suicídio é um problema de saúde pública que mata pelo menos um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que o HIV e muitos tipos de câncer. O movimento Setembro Amarelo, iniciativa brasileira para ampliar o impacto do dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, foi iniciado em 2015 para sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão. Para saber mais, acesse www.setembroamarelo.org.br
* Dados do Ministério da Saúde
  • No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a “acolher para cuidar”

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet