Notícias / Justiça

14/07/15 às 14:12 / Atualizada: 14/07/15 às 14:15

MPF promove audiência pública sobre a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade

Evento ocorrerá no dia 18 de julho, às 9h, na Câmara Municipal da cidade

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), com apoio da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural), realiza, no dia 18 de julho, audiência pública para debater a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, na Câmara Municipal da cidade, a partir das 9h.

A proteção e valorização da cultura local expressa pela festividade estão entre os pontos de discussão da audiência pública, que irá reunir representantes do MPF, governo e sociedade civil. O objetivo é tornar a Festança mais visível como expressão cultural, chamando a atenção da comunidade local, do entorno e do próprio estado para a importância de sua preservação.
 
Também estão na pauta dos debates as atuais dificuldades e maiores desafios da comunidade para preservação da Festança, o registro como instrumento apto à proteção do patrimônio cultural imaterial brasileiro junto ao Iphan, o papel da sociedade, da União, do Estado de Mato Grosso e do Município de Vila Bela da Santíssima Trindade na proteção e promoção do patrimônio cultural imaterial.
 
“Festança” - O evento tradicional homenageia o Divino Espírito Santo com expressões culturais como a Dança do Congo e a Dança do Chorado e a fabricação do Canjinjin, bebida típica do município produzida à base de cachaça, gengibre, mel, canela, ervas aromáticas e outros componentes, preparada somente por mulheres.
 
A celebração, de grande valor histórico para a cidade, é dividida em duas partes: a preparação, caracterizada por reza, folia, levantamento de mastro e alvorada dançante. A segunda parte segue com missa, sorteio de novos festeiros, almoço e jantar.
 
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet