Notícias / Água Boa

01/09/23 às 21:23

Geólogos do estado testam pontos de água para abertura de poços no PA Nacional em Água Boa

Tener Baumgardt - Ascom/AB

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Geólogos do estado testam pontos de água para abertura de poços no PA Nacional em Água Boa

Foto: Ascom - AB

Na quarta-feira (30.08) uma equipe de Geólogos da Metamat - Companhia Mato-Grossense de Mineração, estiveram em Água Boa para analisar o solo de pontos estratégicos do Projeto de Assentamento Nacional, em busca de melhores posições para a perfuração de poços artesianos rurais.

A equipe foi recepcionada pelo Secretário Municipal Adjunto da Agricultura Familiar, Otacílio Barbosa, e pelo Servidor da Empaer - Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão, Alisson Lorenzon.

Ao todo 4 pontos foram verificados pelo equipamento chamado de 'resistivímetro', que injeta uma corrente elétrica no solo, por meio de um cabo de 500 metros estendido ao chão, com eletrôdos fixados em várias estacas ao longo do eixo.

Após 40 minutos de análise, a leitura do potencial elétrico de diferentes minerais do solo, indica a posição aproximada de diferentes tipos de rochas, argilas e da água, verificando o melhor ponto a ser perfurado.

Ao final do trablho os Geólogos da Metamat elogiaram o acompanhamento da Prefeitura e dos assentados que auxiliaram na instalação dos equipamentos. "Não é em todo lugar que os servidores participam ativamente da escolha dos pontos e da análise, mostrando real interesse no sucesso do projeto"

O PA Nacional teve seu início efetivo em janeiro deste ano, com a distribuição dos lotes para os inscritos da reforma agrária. Desde então a Prefeitura de Água Boa recebeu a incumbência do INCRA de fornecer a estrutura básica necessária para a moradia no local.

Segundo o Prefeito Mariano Kolankiewicz Filho - Dr. Mariano (MDB), neste momento a energia elétrica já está sendo instalada pela Energisa, a rota de ônibus escolar já está atuando no local e os agentes de saúde também estão designados para visitas periódicas.

Os passos seguintes envolvem, além do fornecimento de água aos assentados, a abertura de mais acessos de estrada, licenças ambientais, apoio à produção rural por meio de equipamentos agrícolas e a inserção dos beneficiários aptos em programas habitacionais.

Dentre as recentes conquistas da Prefeitura em recursos do Governo do Estado e da Assembléia Legislativa, está o fornecimento de calcário para a correção do solo das propriedades. Ação que já está em andamento com a análise de solo dos lotes, orientada pela Empaer.
  • Geólogos do estado testam pontos de água para abertura de poços no PA Nacional em Água Boa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet