Notícias / Meio Ambiente

30/08/23 às 10:53 / Atualizada: 30/08/23 às 10:59

El Niño: Mato Grosso tem previsão de recordes de temperatura e temporais frequentes para próximos meses

Energisa está em alerta e prepara equipes para período de chuva forte.

Ariane Frassato

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
El Niño: Mato Grosso tem previsão de recordes de temperatura e temporais frequentes para próximos meses

Foto de uma estrutura de energia danificada em Nova Xavantina

Foto: Divulgação

A Energisa está em atenção por conta de temporais que já atingem pontos isolados de Mato Grosso. Enquanto na região metropolitana a quantidade de chuva ainda é baixa e o calor extremo, em municípios como União do Sul, Nova Canaã do Norte, Colíder, Gaúcha do Norte, Juína e áreas rurais de Sinop e Sorriso, ventos acompanhados de chuva forte causam preocupação. Em Juína, rajadas foram tão fortes que entortaram uma torre de energia no fim de semana. Já em Nova Xavantina, estabelecimentos foram destelhados nesta terça-feira, atingindo as estruturas de energia e interrompendo o fornecimento.

“Nós estamos atentos 24 horas por dia com o monitoramento do clima. Havendo o risco de temporal, a gente já entra em sobreaviso, facilitando na mobilização das equipes. Com certeza é o período mais crítico para o setor elétrico”, explica o gerente de operações da Energisa, José Nelson Quadrado Júnior.

Segundo a meteorologista e consultora da Energisa Mato Grosso para monitoramento do clima, Ana Paula Paes, o estado já tem sofrido os efeitos do El Niño com temperaturas até dois graus acima dentro da média histórica para o período. “Esse fenômeno (El Niño) deve permanecer presente até meados do primeiro trimestre de 2024. Então existe uma tendência de temperaturas acima da média para os próximos”, explicou a especialista.

Alerta de temporais ainda mais frequentes

O El Niño gera o aquecimento anormal das águas superficiais e subsuperficiais do Oceano Pacífico, alterando o clima em todo o mundo. Em algumas áreas produz secas extremas, em outras eleva as temperaturas ou pode provocar chuvas intensas. É o caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo. Por isso, é possível que estas regiões tenham episódios como o verificado em Campo Grande (MS) que foi atingido por uma forte nuvem de poeira, causando destruição na cidade em 2021.

A meteorologista alerta que isso ocorre porque quando uma instabilidade climática passa pela região, “ela encontra uma atmosfera mais aquecida e a tendência é que as tempestades fiquem mais intensas”. A previsão apontada por ferramentas e análises climáticas já está sendo usada pela empresa para embasar ações de prevenção.

Neste mês, uma comissão de gestores da empresa foi recebida pelo comando do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. O encontro serviu pra alinhar ações futuras. “A Energisa se colocou à disposição da instituição para usar toda a base de dados e mão de obra especializada que nós temos para apoiar os bombeiros. Além disso, estamos reforçando e capacitando equipes e investindo pesado em obras de prevenção para deixar o nosso sistema de fornecimento mais robusto e preparado para adversidades, comentou José Nelson.
  • El Niño: Mato Grosso tem previsão de recordes de temperatura e temporais frequentes para próximos meses

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet