Notícias / Saúde

29/02/16 às 18:27

Pessoas obesas já melhoram sua saúde quando perdem apenas 5% de seu peso

Tabata Mertz / Mertz Assessoria1

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma das maiores e mais graves epidemias modernas é a obesidade, que influencia diretamente a qualidade de vida, já que é uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento de problemas cardíacos e da diabetes, doenças que podem fazer com que o paciente precise de tratamento durante toda a sua vida.

Um diabético, por exemplo, precisará tomar, diariamente, medicações para controlar os níveis de glicose no sangue, como a Metformina, que associada à insulina, contribui com a redução da glicemia. Combater a obesidade é uma das formas de garantir uma vida mais saudável e fugir de doenças crônicas, porém, nem sempre é fácil atingir o peso adequado.

Após várias pesquisas sobre o excesso de peso, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington revelou que é necessário perder apenas 5% do atual peso corporal para ganhar mais saúde. O resultado do estudo foi publicado na revista Cell Metabolism.

Verificou-se uma melhora significativa da função das células beta do pâncreas, produtoras de insulina, em 40 pessoas obesas que seguiram uma dieta para perder 5%, 10 % e 15% de seu peso.
A sensibilidade à insulina no fígado e no tecido adiposo também melhoraram nas pessoas que perderam 5% de seu peso, o que não acontecia, necessariamente em pessoas que perderam uma quantidade de peso maior que essa.

5% parece pouco, mas já é uma grande vitória na luta contra a balança e a busca por uma vida mais saudável, como revela outro estudo, realizado em 2015 pela universidade King´s College, em Londres. A pesquisa concluiu que somente um em cada 2010 obesos conseguem realmente atingir o seu peso ideal e, a cada 124 mulheres, somente uma também conquista essa meta.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet