Notícias / Saúde

26/08/23 às 09:14

Especialista conta como a cirurgia robótica revoluciona o tratamento do câncer

Dr. José Roberto Colombo Jr. explica como essa evolução beneficia os pacientes com a doença

Giovanna Rebelo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Especialista conta como a cirurgia robótica revoluciona o tratamento do câncer

Foto: Assessoria

A tecnologia está transformando o campo da medicina em ritmo acelerado, trazendo inovações que melhoram significativamente os tratamentos disponíveis. Entre as áreas que têm se beneficiado dos avanços tecnológicos, destaca-se a cirurgia robótica, que está revolucionando o tratamento do câncer.
 
A cirurgia robótica é um procedimento cirúrgico assistido por robôs, no qual um cirurgião controla um sistema robótico altamente preciso, composto por braços mecânicos e instrumentos cirúrgicos. Essa tecnologia avançada permite uma abordagem altamente precisa e minimamente invasiva para o tratamento do câncer, proporcionando diversos benefícios aos pacientes.
 
De acordo com Dr. José Roberto Colombo Jr., urologista e especialista em cirurgia robótica, uma das principais vantagens da cirurgia robótica é a precisão aumentada. Os braços robóticos podem executar movimentos mais delicados e precisos do que as mãos humanas, o que reduz o risco de danos a tecidos saudáveis durante a remoção de tumores. Além disso, a visão tridimensional de alta definição fornecida pelos sistemas robóticos permite que os cirurgiões tenham uma visão mais detalhada e ampliada do local da cirurgia, auxiliando na tomada de decisões mais precisas.
 
“A natureza minimamente invasiva da cirurgia robótica também é uma grande vantagem. Pequenas incisões são feitas para a inserção dos instrumentos cirúrgicos robóticos, o que resulta em menos dor, menor perda de sangue e cicatrizes menores para o paciente. Além disso, a recuperação costuma ser mais rápida, permitindo que os pacientes voltem às suas atividades normais mais rapidamente”, complementa o doutor.
 
No contexto do tratamento do câncer, a cirurgia robótica tem sido aplicada com sucesso em uma variedade de procedimentos. Ela é frequentemente utilizada em cirurgias de remoção de tumores em áreas complexas e de difícil acesso, como a próstata, o útero, o cólon e os pulmões. A precisão da cirurgia robótica ajuda a preservar melhor os órgãos circundantes e os tecidos saudáveis, contribuindo para melhores resultados a longo prazo.
 
Outro benefício notável da cirurgia robótica é a possibilidade de telementoria e telecirurgia. Isso significa que especialistas podem orientar cirurgiões em tempo real durante os procedimentos, mesmo estando fisicamente distantes. Essa capacidade aumenta o acesso a cuidados especializados, especialmente em áreas remotas, onde pode ser difícil encontrar especialistas em câncer.
 
Embora a cirurgia robótica no tratamento do câncer apresenta inúmeros benefícios, é importante ressaltar que nem todos os casos são adequados para esse tipo de procedimento. “Cada paciente deve ser avaliado individualmente por uma equipe médica especializada para determinar a abordagem cirúrgica mais adequada”, afirma o Dr. José Roberto Colombo Jr.
 
À medida que a tecnologia continua a evoluir, espera-se que a cirurgia robótica desempenhe um papel cada vez mais importante no tratamento do câncer, oferecendo resultados mais precisos, menos invasivos e uma recuperação mais rápida para os pacientes. Os avanços na medicina robótica trazem esperança renovada para aqueles que lutam contra o câncer, destacando o poder da inovação tecnológica na busca pela cura.
 
Sobre o Dr. José Roberto Colombo Jr.
O Dr. José Roberto Colombo Jr. é o Coordenador Executivo da Pós-Graduação de cirurgia robótica em Urologia e médico referência do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet