Notícias / Saúde

26/08/23 às 09:00

Hospital Geral de Cuiabá e Eccor realizam cirurgias cardiovasculares com técnica minimamente invasiva

Soraya Medeiros

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Hospital Geral de Cuiabá e Eccor realizam cirurgias cardiovasculares com técnica minimamente invasiva

Foto: Assessoria

Uma das preocupações em relação a quaisquer cirurgias, incluindo as cardiovasculares, é a recuperação, por causa das aberturas convencionais, por exemplo as feitas no tórax ou no mediastino via esternotomia.

Mas, atualmente, já existem as técnicas de Cirurgias Minimamente Invasivas (MICS). A equipe de cirurgia cardiovascular do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá (ECCOR-HG), está realizando desde quinta-feira (24.08) seis cirurgias, sem a necessidade de abertura do osso esterno.

O cirurgião cardiovascular da Eccor e chefe do programa de residência médica do HG, Dr. Gibran Roder Feguri explica que algumas dessas cirurgias já estão sendo realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital geral: “Hoje faremos cirurgias cardiovasculares sobre as válvulas mitral, aórtica e tricúspide, todas com técnica diferenciada no sentido de preservação ao máximo das valvas cardíacas nativas, tudo isso com o uso da MICS”.

Essa técnica já foi introduzida no ano passado nos pacientes atendidos no Hospital Geral. É importante ressaltar que nem todos os pacientes são candidatos a esses procedimentos minimamente invasivos e a decisão de qual abordagem usar depende de vários fatores, incluindo a condição do paciente, a complexidade da cirurgia e a experiência do cirurgião.

O Dr. Gibran destaca que por meio de pequenas incisões de cerca de oito centímetros no tórax, com ou sem auxílio de vídeo, que permite uma visão mais ampliada do campo e possibilita a realização de procedimentos nas artérias e válvulas cardíacas.

“A principal vantagem para o paciente é uma recuperação mais rápida e com menos restrições. Além disso, o tempo de internação hospitalar e de UTI é menor. Por exemplo, o paciente que é operado de troca valvar de forma convencional, toda vez que ele for deitar, precisa ser de barriga pra cima no início (por 30 dias). Já com a cirurgia minimamente invasiva, ele pode dormir até na rede ou levemente inclinado de lado que não vai ter complicações", conta o médico.

O Dr. Gibran finaliza dizendo que todos os equipamentos e instrumentos foram adquiridos com recursos próprios da Equipe e a sala do centro cirúrgico foram adequadas pelo hospital geral para as operações.
A nossa equipe de cirurgia cardiovascular e marca-passo é pioneira no Estado para as MICS.
É um passo a mais para melhor atender os pacientes dessa área e oferecer tecnologia de ponta para a população Mato-grossense”.

Referência em Cirurgias Cardiovasculares

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá é habilitado como Referência Estadual em alta complexidade cardiovascular, apto a realizar procedimentos considerados de grande porte, como cirurgias de revascularização do miocárdio (ponte de safena), cirurgias valvulares (válvulas do coração), cirurgias de aorta, cirurgias associadas, entre outras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet