Notícias / Negócios

29/02/16 às 14:12

Saiba como economizar energia sem precisar desligar o ar-condicionado

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com a chegada do verão, as altas temperaturas podem tornar os ambientes internos bastante desconfortáveis. Para aliviar o calor, os aparelhos de ar condicionado estão entre os equipamentos mais utilizados pelos brasileiros na hora de deixar o espaço doméstico climatizado e com uma temperatura agradável para os moradores.
 
Porém, muitas pessoas se preocupam com o custo da utilização do equipamento, já que ele consome energia elétrica. Ainda que muitos modelos vendidos atualmente tenham uma boa classificação quanto à eficiência energética, o aumento do consumo pode realmente gerar um certo aumento na conta. Mas, para que isso não interfira em seu bem-estar e na utilização do aparelho em sua casa, confira algumas dicas para economizar energia e garantir o conforto na sua residência durante o verão.
 
Desligar
Muitas pessoas desligam o aparelho de ar condicionado quando se ausentam do cômodo em que ele está instalado, mesmo que por poucos minutos. No entanto, essa prática não é recomendada – com o desligamento, o ambiente volta a esquentar e, quando o equipamento é ligado novamente, ele precisa de mais potência para recuperar a temperatura adequada. Por isso, vale a pena aumentar a temperatura quando não há ninguém no local.
 
Temperatura
Quanto menor a temperatura colocada no aparelho, maior o seu consumo. Por isso, considere a real necessidade de deixar o equipamento a um valor baixo e dê preferência para uma temperatura média, que deixe o ambiente confortável sem forçar o ar-condicionado. Ajustar a temperatura de 17ºC para 23ºC pode reduzir o consumo do aparelho em até 50%.
 
À noite
Durante o sono, a velocidade mais lenta do organismo e o repouso do corpo fazem com que sejam necessárias temperaturas mais amenas. Por isso, à noite, deixe o ar-condicionado em uma temperatura mais alta ou ative a função sleep, que regula a potência do equipamento.
 
Instalação
Ambientes com problemas de vedação e escape de ar podem não conseguir manter a temperatura estável. Por isso, vale a pena consultar um técnico especializado e adaptar o ambiente para receber o equipamento, garantindo que seu funcionamento será o mais eficiente possível e que não haverá desperdício.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet