Notícias / Agricultura

12/08/23 às 10:04 / Atualizada: 12/08/23 às 10:09

Safrinha de milho de Mato Grosso 2022/23 chega ao recorde de 51 milhões de toneladas

Safrinha teve alta de 1 milhão de toneladas a mais do que o previsto na comparação com a previsão do mês anterior

Daniela Gomes / Brasil 61

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Safrinha de milho de Mato Grosso 2022/23 chega ao recorde de 51 milhões de toneladas

Foto: Divulgação

A safrinha de milho de Mato Grosso 2022/23 teve uma alta de 1 milhão de toneladas a mais do que o previsto na comparação com a previsão do mês anterior, chegando ao recorde de 51 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Com a finalização da colheita, o Imea espera um crescimento de 16,4% na produção em relação ao ciclo anterior, com impulso de 11% nas produtividades e 4,8% na área plantada. A consultora de Agronegócios, Marina Nobre explica que o avanço na safra de milho é resultado da exportação do Brasil, além de ser o maior consumidor interno do cereal para a produção de etanol.

“A razão desse impulso pode ser dividida em três partes. Uma delas é o aumento de exportação por países parceiros como a China e Japão que já exportaram 1 milhão de toneladas cada, no primeiro semestre de 2023. Em segundo lugar, o maior consumo interno para a produção de etanol e em terceiro, as boas condições climáticas trazidas pelos produtores”, explica Marina Nobre. 

A nova safra de soja 2023/24 será plantada a partir de setembro no Mato Grosso. A estimativa é que haja aumento anual de 0,82% na previsão de área plantada de soja, para 12,22 milhões de hectares, mesmo número do levantamento de julho.

A consultora ainda ressalta que a tendência é que o crescimento permaneça, principalmente se amenizar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia .

“A tendência é que a crescente permaneça, tanto pelo fato das exportações continuarem funcionando a produção de milho e também um cenário mais estável para os produtores que sofreram com o aumento do preço insumo de causado pela crise energética na China e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Outro ponto também que pode manter a crescente, é o incentivo do governo por meio de um plano safra robusto, como o que aconteceu este ano —  que foi o recorde safra entre outros incentivos de crédito”, ressaltou. 

Com a previsão do Imea para a próxima safra, os resultados seriam de 43,78 milhões de toneladas. resultado estável ante a previsão de julho, mas uma queda de 3,39% na comparação com o ciclo passado. Isso ocorreria em razão das produtividades esperadas mais conservadoras, após uma colheita recorde de mais de 45 milhões de toneladas em 22/23.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet