Notícias / Agricultura

09/08/23 às 13:49

III Simpósio Técnico da Aprosoja-MT começa nesta quinta-feira

O evento tem como tema a Anomalia da Soja e Infraestrutura, além de debater sustentabilidade e rentabilidade na produção agrícola

Daniel Guimarães

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
III Simpósio Técnico da Aprosoja-MT começa nesta quinta-feira

Foto: Assessoria

Está chegando a hora. Nesta quinta-feira, 10, começa o III Simpósio Técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, que vai até sexta-feira (11). O evento tem como tema a Anomalia da Soja e Infraestrutura, além de debater sustentabilidade e rentabilidade na produção da agricultura mato-grossense.  

O evento será realizado na Fatec Senai, em Cuiabá, e terá início pela manhã. Das 7h30 às 8h30 terão credenciamento e coffee break. Logo após começa a primeira de 11 palestras no total.
 
Quem dá o pontapé inicial é o economista e consultor sênior da Safras e Mercado, Paulo Molinari, que ministrará palestra das 9h30 às 10h30, com o tema “Cenário do mercado agrícola de soja e milho".
 
Na sequência, das 10h30 às 11h10, quem marca presença é o professor Marcos Fava, palestrando com o tema “O Futuro do Agronegócio”. Após o encerramento de cada painel terá 30 minutos para perguntas e respostas.
 
Logo após, o evento dá uma pausa e volta na parte da tarde com a terceira palestra, que vai das 13h30 às 14h30. Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), será o palestrante com o tema “Déficit de armazenagem, projeção da produção e capacidade necessária”.
 
A quarta palestra terá como tema “Armazenagem de grãos – Desafios e Alternativas”. A palestrante será a professora em Engenharia Agrícola Doutora Solenir Ruffato, docente da Universidade Federal de Mato Grosso (campus de Sinop). O tema irá das 14h30 às 15h30.
 
Das 16h30 às 17h30, o simpósio recebe a quinta palestra, ministrada pelo consultor de relações governamentais, Thiago Rocha, com o tema “Armazenagem de grãos, viabilidade econômica”.
 
Na sexta-feira haverá mais seis palestras. A primeira será das 8h00 às 8h40, com o tema “Avaliação da qualidade de sementes em Mato Grosso – desafios com a podridão das vagens e grãos”, ministrada pelo professor em engenharia agrônoma da UFMT, Doutor Rogério Coimbra.
 
Na sequência, às 8h40, começa a sétima palestra, ministrada pelo professor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde (Fesurv Rio Verde) em Goiás. O tema será "Manejo fisiológico /nutricional como ferramentas para mitigar impacto do estresse da anomalia”.
 
Às 9h20, Fabio Pittelkow falará sobre “Avanços na detecção dos agentes causais da infecção – Rede de estudos”, que será a oitava palestra do simpósio. O especialista é engenheiro agrônomo da Fundação Rio Verde.
 
Depois das discussões terá início a penúltima e 10ª palestra do evento, com o tema “Anomalia da soja desvendada – Implicações no manejo de doenças na cultura da soja”. O palestrante da vez será o Doutor em engenharia agrônoma, Fernando Cezar Juliatti. A palestra ocorre às 11h20.
 
A última palestra começa às 11h50, com o engenheiro agrônomo, Juliano Martins, que palestra sobre o tema “Impacto da podridão de grãos/quebramento da haste em soja na rentabilidade da fazenda e estratégias de convivência com o problema, visão de 4 safras”.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet