Notícias / Agricultura

09/08/23 às 10:40 / Atualizada: 09/08/23 às 11:39

Com assistência da Empaer, agricultor familiar tem colheita farta de melancia em área de um hectare: 'É de encher os olhos'

Empaer presta assistência técnica há dois anos e meio e resultados animam o produtor Flávio José Cândido Ferreira

Maricelle Lima Vieira | Empaer/MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Com assistência da Empaer, agricultor familiar tem colheita farta de melancia em área de um hectare: 'É de encher os olhos'

Foto: Empaer

Acompanhado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o agricultor familiar Flávio José Cândido Ferreira produz 58 toneladas de melancia em uma área de 1.2 hectare no sítio dele, em Bom Jesus do Araguaia no norte Araguaia de MT. Ele atribui o resultado à assistência técnica que tem recebido e ao apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, que fornece máquinas e equipamentos para auxiliar no plantio. 

O produtor fez o plantio em junho deste ano e, como tudo contribuiu, a colheita está sendo um sucesso.

“Foram 80 dias entre o plantio e a colheita. Não tenho parado um instante. O trabalho é cansativo, mas ver uma produção dessa de melancia é de encher os olhos de satisfação. Estou muito feliz. Vendi bem na cidade, mas como é muito, já levei para Água Boa e Querência e pretendo estender a outras cidades da região", afirmou.

José Cândido explicou que a área usada para o plantio da melancia era de pastagem, e que, através de análise de solo, foram feitas as correções de calagem e adubação necessária para chegar a essa produção em 7,8 mil covas, utilizando as variedades híbrido Top Gun e Manchester.

A assistência técnica na propriedade também se estende à produção de abóbora cabotiá, milho verde e à cadeia leiteira.

De acordo com o técnico da Empaer, Aldemir Carvalho dos Santos, a produção de seis toneladas de abóbora cabotiá e 50 sacas de milho verde por hectare, também surpreendeu.

“Esse resultado é reflexo de muita dedicação e vontade de produzir por parte do agricultor. Na cadeia leiteira, estamos incentivando o melhoramento genético. A propriedade já colhe os frutos do mesmo esforço, já nasceram seis bezerras de embriões”, pontuou. 


Técnico da Empaer, Aldemir Carvalho dos Santos, confere resultado da prodiução de melancia e milho verde / Foto: Empaer

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet