Notícias / Saúde

02/08/23 às 16:29

Agosto Dourado destaca os benefícios da amamentação para a saúde da criança e da mãe

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
Agosto Dourado destaca os benefícios da amamentação para a saúde da criança e da mãe

Foto: Ascom - AB

O Agosto Dourado foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como símbolo da luta pelo incentivo à amamentação, buscando conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno.

Neste ano, o Ministério da Saúde lançou, no dia 31 de julho, a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno com o tema "Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, levantando a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais e a importância do apoio do empregador.

A cor dourada da campanha está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, isto porque ele tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até o sexto mês de vida e auxilia no desenvolvimento da criança e na proteção, sendo conhecido como a primeira vacina da criança.

A amamentação é importante para garantir saúde ao bebê e à mãe, gerando diversos benefícios a ambos, entre eles, fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, reduz a mortalidade neonatal e por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

Além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho.
A recomendação da OMS é que os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno. Sendo assim, durante os primeiros 6 meses os bebês não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após os 6 meses, deverá ser introduzida a alimentação complementar apropriada, porém a amamentação deve continuar até os dois anos de vida da criança ou mais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet