Notícias / Educação

02/08/23 às 08:32

Parceria entre Seduc e Hospital de Câncer garante continuação de estudos para crianças em tratamento

Objetivo é que pacientes mantenham a frequência e o aprendizado para não perderem o ano letivo

Rayane Alves | Seduc-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Parceria entre Seduc e Hospital de Câncer garante continuação de estudos para crianças em tratamento

Foto: Assessoria

Parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT), por meio do projeto Classe Hospitalar, possibilita a continuidade da formação escolar das crianças que estão em tratamento na unidade hospitalar. 

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que a iniciativa visa garantir que as crianças e adolescentes não parem seus estudos em função do tratamento oncológico. 

"Um dos primeiros impactos sentidos quando a criança é diagnosticada com câncer é na limitação da frequência escolar, porque esses pacientes passam um período no hospital, sem condições de irem à escola. Então, a Classe Hospitalar busca atender essas crianças, auxiliando não apenas com a formação, mas também servindo como estímulo social", destaca o secretário. 

A Classe Hospitalar do HCan conta com as pedagogas Aline Fabiane Rodrigues da Silva e Nadia Turequi Silva, ambas pós-graduadas em Atendimento Educacional Especializado e Classe Hospitalar, cedidas pela Seduc.

As professoras atendem alunos que estão no ambulatório, internação, enfermaria, isolamento e até mesmo a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ministrando aulas para estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental dentro da própria unidade. 

No processo de adaptação, as professoras  buscam criar uma relação de confiança com a criança e a família e realizam um estudo de caso para identificar o que o aluno gosta ou não, em qual ambiente social está inserido e qual o seu nível de aprendizagem. Depois, elaboram o Plano de Atendimento de acordo com o nível de aprendizado de cada um, definindo quais recursos pedagógicos devem ser usados e quais os aspectos de acessibilidade.

Então, as crianças passam a ter aulas especiais, como o dia do acolhimento, educação socioemocional e saúde mental, dia da leitura, alfabetização computadorizada, pintura e diversas atividades lúdico-pedagógicas. As professoras ainda atuam com os processos afetivos de diálogo e escuta.

O processo também envolve o contato constante com os demais professores desses pacientes, que enviam materiais e provas para serem adaptadas de acordo com as necessidades e limitações de cada um. Dessa forma, a Classe Hospitalar garante que os alunos mantenham a frequência e o aprendizado, e a possibilidade de que concluam o ano letivo.
 
“As crianças hospitalizadas sofrem consequências que afetam aspectos referentes à socialização escolar, como a ideia de perda de amigos, medo de ser esquecido, entre outros. Nesse sentido, a continuidade de seus estudos por meio da Classe Hospitalar serve como vínculo com seu mundo real”, aponta a professora Nadia.
 
A professora Aline ressalta, por sua vez, que a Classe Hospitalar ajuda as crianças e adolescentes em sua recuperação, pois "carinho, calor humano, atenção e afeto constituem elementos fundamentais para a saúde física, espiritual e cognitiva". 

“Ao se envolver nas atividades de forma feliz e produtiva, as crianças deixam de pensar na doença, criam expectativas para o futuro e para a volta ao convívio familiar e social”, acrescenta.
 
Com informações da assessoria do HCan

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet