Notícias / Agronegócios

26/02/16 às 07:29

Dificuldades para emissão de notas fiscais prejudicam produtores de Cocalinho

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Há mais de quatro meses os produtores rurais do município de Cocalinho que realizam operações com mercadorias sujeitas à incidência de serviços fiscais, como nos casos de comercialização da produção, enfrentam dificuldades para emissão da nota fiscal avulsa.
 
O convênio que celebrava a parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) com a Prefeitura Municipal de Cocalinho, que garantia o atendimento aos mais de 400 produtores da cidade, encerrou em novembro de 2015.
 
De acordo com a presidente do Sindicato Rural da cidade Anita Ferreira de Camargos Franco, os produtores deslocam mais de 300 km até o município de Barra do Garças para conseguir emitir uma nota fiscal avulsa. “Esses deslocamentos geram custos e tempo. Sabendo desses custos extras, o produtor acaba tendo que encarecer a produção”, informou Anita.
 
Na tentativa de solucionar o problema, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representada pelo gestor do Núcleo Técnico Guto Zanata, acompanhou os representantes do Sindicato de Cocalinho em uma audiência na Sefaz com a secretária-adjunta executiva Maria Célia Pereira.
 
A tesoureira e contadora do sindicato Marluce da Silva apresentou as demandas dos produtores e ainda reivindicou um posto de atendimento da Sefaz ou algum outro sistema que atenda a categoria sem que seja necessário o deslocamento para outros municípios.   
 
Conforme a secretária-adjunta, existe um projeto em tramitação na Sefaz que tem como finalidade a alteração da sistemática atual de emissão da nota fiscal avulsa nos postos de atendimento, por nota fiscal eletrônica através da web.
 
Ainda para tratar do assunto, uma nova reunião deve ser agendada com o secretário de fazenda Paulo Ricardo Brustolin.
 
Marluce explicou que se o sistema de emissão através da internet for implantado, os produtores que não possuem acesso à internet poderão recorrer ao Sindicato Rural que vai disponibilizar esse serviço gratuitamente. 
 
A Famato vai acompanhar o processo. “Vamos acompanhar o andamento até que seja resolvido”, disse Guto Zanata.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por antonio matias carvalho, em 26/02/16 às 12:31

    Quero cumprimentar a iniciativa os representantes do sindicato rural de cocalinho, pela cobrança junto a sec. fazenda, quero também cobrar do sindicato confome nota divulgada neste mesmo site, a cobrança do dinheiro do fethab no municipio, ja que a minha familia possui propriedade no municipio e há de 010 anos não existe nehhum benficio nas estradas de acesso a nossa propriedade, bem como dos demais proprietários na região do ribeirão forquilha, e todas as estradas de via acesso aquela região é só chover que não passa e olhando o dinheiro do fethab os recursos de cocalinho são os maiores da região, pergunto aonde foi aplicado os mesmos, que este site de noticias procure divulgar essas noticias dos municipios da região toda para que os mesmos façam sua prestação de contas.obrigado

 
 
 
Sitevip Internet