Notícias / Barra do Garças

24/02/16 às 22:17 / Atualizada: 24/02/16 às 22:35

Novos uniformes são entregues para 754 escolas estaduais

A inciativa, que conta com a parceria da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, irá atender 400 mil estudantes da rede estadual

Viviane Saggin | Seduc-MT

Edição: Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Novos uniformes são entregues para 754 escolas estaduais

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Mais de mil estudantes de escolas estaduais de Cuiabá e de Várzea Grande participaram nesta terça-feira (23), na Arena Pantanal, da cerimônia que marcou a entrega dos novos uniformes da rede de ensino. Ao todo, 800 mil camisetas padronizadas nas cores azul e branca e com o brasão do Estado serão doadas às 754 unidades, que poderão cobrar o valor máximo de R$ 3,00 por peça.

A iniciativa inédita em Mato Grosso é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). O projeto vai atender aos 400 mil estudantes da rede estadual, que devem receber duas camisetas cada, até o dia 30 de março.

O secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Permínio Pinto Filho, destacou que a intenção é a padronizar o uniforme estudantil da rede, o que também colabora com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de pertencimento a um grupo, à comunidade, ao Estado. “O evento de hoje marca o início de uma grande transformação que acontecerá na Educação de Mato Grosso. Muitas mudanças ocorrerão”, ressaltou Permínio, se referindo a um pacote de ações do Governo para o setor que será lançado em breve.

 
José Medeiros/GCom-MT

Mudanças

Entre as ações está a realização de uma avaliação diagnóstica do ensino público. “O resultado irá apontar as necessidades de aprendizagens dos estudantes. Com base nisso, iremos planejar, executar e orientar ações e políticas públicas com foco na melhoria da educação e fomentar ações de formação e desenvolvimento profissional dos nossos professores”, frisou o gestor.

Também estão contempladas neste planejamento um programa de combate ao analfabetismo no Estado, que busca a redução dos índices alarmantes em alguns municípios; a parceria com a Fundação Vicente Falconi para a formação de gestores escolares, além de ferramentas tecnológicas que serão ofertadas aos estudantes em laboratórios.

Representando a comunidade escolar, a gestora Magda Lúcia Sanches e a aluna Vitória Botelho, da Escola Estadual Alcebíades Calhao, em Cuiabá, elogiaram a iniciativa do Governo e o apoio da Ampa. “As camisetas são de ótima qualidade e ficaram lindas”, garantiu Magda. Vitória recebeu a camiseta das mãos do governador e agradeceu o convite para representar todos os estudantes.


José Medeiros/GCom-MT

O governador Pedro Taques garantiu que é compromisso promover as mudanças na Educação, que tanto Mato Grosso merece. “Como governante tenho muitos sonhos, mas o maior deles é fazer com que Mato Grosso tenha a melhor educação do Brasil. Faremos as mudanças, isso porque tenho certeza que entre esses 400 mil estudantes da rede sairão homens e mulheres comprometidos, que continuarão a construir a educação que precisamos”.

Taques argumentou sobre a qualidade das camisetas e lembrou que, além do conforto, houve a preocupação quanto à modelagem para as meninas. “A camiseta será trocada por R$3,00 e esses recursos ficarão na própria escola. Poderão ser utilizados em pequenas reformas ou na compra de instrumentos para a banda, para as aulas de música”, exemplificou.

O governador também agradeceu os produtores que colaboraram com o projeto e parabenizou pela sensibilidade de abraçar a causa. “Em 2001, Mato Grosso produzia apenas 3% do algodão do Brasil. Após incentivos dados pelo então governador Dante de Oliveira, pensados estrategicamente, e a grande dedicação dos agricultores, hoje a produção do Estado chega a 59%. Por isso, entendo a necessidade de incentivos e nós fazermos isso”, concluiu.

Parceria

O presidente da Ampa, Gustavo Piccoli, agradeceu a parceria e destacou que os produtores atenderam prontamente ao pedido do governo. “Mato Grosso está consolidado há 16 anos como o maior produtor brasileiro da fibra. Chegamos até aqui graças ao empreendedorismo e a união dos produtores que se dedicam à cultura no cerrado. Mas o que importa neste momento é saber que a qualidade do algodão que produzimos está chegando aos milhares de estudantes, e será conhecida também pelos pais, professores e por boa parte da população mato-grossense”, comemorou.

Presenças

O evento contou com a presença de autoridades como o vice-governador Carlos Fávaro, dos deputados estaduais Guilherme Maluf, Wilson Santos e Jajah Neves, do secretário de Cultura, Leandro Carvalho, dos secretários adjuntos de Políticas Educacionais e de Esporte e Lazer, Gilberto Fraga e Pedro Shinohara, respectivamente, da primeira dama do Estado, Samira Martins, entre outros.

As escolas estaduais foram representadas pelas unidades Liceu Cuiabano, Alcebíades Calhao, Alina Tocantins, Presidente Médici, Dione Augusta, Aureolina Eustáquio Ribeiro, Ulisses Cuiabano, José de Mesquita, Júlio Müller e André Luis Reis da Silva.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet