Notícias / Notícias Gerais

24/02/16 às 20:23

Protesto de índios Kayapó na BR-163 gera congestionamento de 20 km

Bloqueio ocorre na entrada de Novo Progresso, sudoeste do Pará. População diz que bloqueio já causa desabastecimento.

Do G1 PA

Edição: Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Protesto de índios Kayapó na BR-163 gera congestionamento de 20 km

Foto: TV Liberal

O protesto de índios Kayapó gerou congestionamento de 20 km na BR-163, nesta quarta-feira (24), a entrada de Novo Progresso, sudoeste do Pará. A via está interditada há dez dias, quando moradores de comunidade viscinais bloquearam a via para denunciar a falta de luz elétrica na região. Dias depois, os indígenas também interditaram trecho da rodovia. Eles pedem que a Fundação Nacional do Índio (Funai) instale uma sede do órgão em Novo Progresso, para atender demandas como a regularização de terra.
 
 
Um grupo de cerca de 60 índios bloqueia a via. De acordo com as lideranças Kayapó, a interdição é por tempo indeterminado, e eles ainda esperam a chegada de outros de indígenas, de mais 10 aldeias.

A população de Novo Progresso diz que por causa da interdição já não é possível entrar nada na cidade, que começa a sofrer com o desabastecimento.

os índios pedem a conclusão da nova Casa de Saúde indígena da aldeia e também a presença de um representante da Funai, uma vez que não há um profissional da instituição no local. A Funai informou que está em constante diálogo com as lideranças Kayapó.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet