Notícias / Água Boa

14/06/23 às 18:31

Audiência pública na Câmara discutiu segurança no trânsito de Água Boa

Assessoria/Câmara de Vereadores de Água Boa

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Audiência pública na Câmara discutiu segurança no trânsito de Água Boa

Foto: Reprodução/Assessoria

Na noite da última segunda-feira, 12 de junho, a Câmara de Vereadores de Água Boa-MT realizou a audiência pública para discutir o trânsito do município. O evento contou com a presença de autoridades, representantes de entidades, além da participação de vereadores e membros da comunidade.

IMG 7818
O vice-presidente da Câmara, Vereador Leonardo Leite Ribeiro, autor do requerimento da presente Audiência Pública, conduziu os trabalhos, ressaltando a oportunidade ímpar de se discutir temas relacionados ao trânsito de nossa cidade, dado o elevado número de acidentes que tem ceifado muitas vidas e preocupado a sociedade.

A mesa de honra foi composta pelo Secretário Municipal de Administração Sebastião Antonio Lopes, o Engenheiro Civil Marcelo Alves, o Chefe da Ciretran, Ivan Pereira, o Defensor Público Dr. Wendel Renato Cruz, o Tenente Coronel Gyancarlos Cabelho da Polícia Militar e o Deputado Estadual Dr. Eugênio. Também participaram da Audiência, o presidente da casa, vereador José Ari Zandoná, e os vereadores, Adelar Fusinato, Heronides Silveira Junior, Luís Cesar de Lara Pinto Filho e a vereadora Lisiani Maria Luz Figueiró.

IMG 7789
Na abertura dos trabalhos, o Assessor Institucional da Câmara Municipal Luiz Omar Pichetti, fez referências a dados da Perícia Oficial e Identificação Técnica – POLITEC, que confirmam 78 acidentes nos últimos 65 meses, o que representa um índice de mortes por acidentes entre 33 a 38 mortes por 100 mil habitantes, praticamente o dobro da média brasileira que é de 15.72 mortes por 100 mil habitantes, números que mostram a gravidade da situação local.

IMG 7821
Representando o Executivo Municipal, o Secretário de Administração Sebastião Antônio Lopes e o Engenheiro Marcelo Alves, fizeram referência ao Plano de Mobilidade Urbana (PLANMOB), informando que empresa contratada, após estudos, não indicou semáforos, mas sim, a instalação de faixas elevadas (lombadas), sendo que serão instaladas 52 nas proximidades das rotatórias. Informaram ainda que o trânsito será sinalizado após a conclusão do micro revestimento nas principais ruas. Em relação ao trânsito, destacaram que as ruas do Centro e Centro II deverão sofrer alteração em seu sentido, e que a prefeitura em conjunto com a Polícia Militar está definindo estratégias para a fiscalização do trânsito.

IMG 7824
O Chefe da Chefe da Ciretran, Ivan Pereira, destacou que circulam no município 23 mil veículos e que os veículos ciclomotores carecem de urgente regulamentação pela prefeitura municipal.

IMG 783 22
Por sua vez o comandante da Polícia Militar TEN CEL Gyancarlos apresentou números relativos às ações da corporação em 2023 com destaques para as seguintes ações; 831 multas, 135 veículos apreendidos e 99 acidentes de trânsito, vide gráfico.

IMG 7786
O Defensor o Público Dr. Wendel destacou a grande ocorrência de acidentes motivados por crimes de trânsito, enfatizou a imperiosa necessidade de prevenção e punição através de fiscalização, educação e cumprimento das leis, realçando que a questão do trânsito no município requer uma visão total com ações diferenciadas e complementares.

IMG 7850
O Deputado Estadual Dr. Eugênio reconheceu que as problemáticas do trânsito merecem tratamento especial e urgente com destaque para um investimento pesado em educação e a imediata implantação do transporte público.

IMG 7858
O Vereador Luís Cesar de Lara Pinto Filho defendeu a manutenção e ampliação das ciclovias, melhorias na sinalização do trânsito e a busca de parcerias para fortalecer a Cooperativa de Transportadores Rodoviários de Água Boa - Cootrab.

Na tribuna livre foram alguns questionamentos a respeito da possibilidade de mão única na frente das escolas, implantação da guarda municipal de trânsito, e, quanto ao estacionamento de caminhões em vias públicas de centro urbano da cidade.

Em resumo, o trânsito no município apresenta dados alarmantes em relação a acidentes, óbitos e danos materiais, merecendo atenção especial da sociedade para que ações preventivas, educativas e repressivas sejam implantadas com urgência objetivando garantir a segurança da população e o próprio direito a vida.

A Audiência Pública foi transmitida AO VIVO pelo Canal da Câmara pelo YouTube e pode ser conferida CLICANDO AQUI!

(Por Câmara Municipal de Água Boa | Fotos: Assessoria/Câmara)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet