Notícias / Agricultura

14/06/23 às 10:03 / Atualizada: 14/06/23 às 10:10

2ª edição da FEBRASEM contará com palestras com temas importantes para a cadeia de produção de sementes

Cairo Lustoza

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
2ª edição da FEBRASEM contará com palestras com temas importantes para a cadeia de produção de sementes

Foto: Assessoria

Amanhã tem inicio para a 2ª edição da Feira Brasileira de Sementes (FEBRASEM) os participantes contarão com uma extensa programação voltada para a cadeia produtiva de sementes do país. Apresentando palestras com os principais assuntos de relevância para o setor, além da exposição com empresas parceiras de inovações, tecnologia e tendências do segmento sementeiro. O evento acontece nos dias 15 e 16 de junho, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis, Mato Grosso.  
 
O presidente da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), Nelson Croda, explica que além das palestras que terão papel de ampliar o debate sobre produção de sementes, a FEBRASEM proporciona um ambiente muito favorável para a troca de experiências  “Na Feira Brasileira de Sementes em sua segunda edição teremos a oportunidade de acessar as inovações e as recentes tecnologias, e também realizar a interação com os responsáveis técnicos de todos os sementeiros participantes, com  os pesquisadores nacionais e internacionais”, disse.  
 
No dia 15, a primeira palestra da programação da FEBRASEM terá como tema “Biotecnologia na Agricultura: Novos avanços e seus impactos no agronegócio”, com o Drº Alexandre Nepomuceno, engenheiro agrônomo, pós-doutor em biologia molecular e pesquisador da Embrapa.
 
No período da tarde dentro da programação acontece a palestra “Descomplicando a Legislação de Sementes”, com o Drº Jonas Farias Pinto, gerente de Certificação da Fundação Pró-Sementes, abordará as atualizações que ocorreram nos últimos dois anos. “Falaremos sobre alguns pontos da legislação específica de sementes, o que é importante o produtor ou o responsável técnico se atentar a respeito da legislação de sementes. Buscando deixar mais claro, o que trata a legislação, o que nós temos que cumprir, obrigações do produtor de sementes relacionado a todo o processo produtivo de sementes, e para esse fim devemos estar de acordo com a legislação, que é bastante robusta, complexa e nós precisamos entendê-la ou seja descomplica-lá", resumiu.  
 
Para iniciar os trabalhos do segundo dia, a palestra “Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil”, com Lars Schobinger, fundador e CEO na Blink, fazendo uma abordagem 360 graus de toda a cadeia de valor de sementes, o rearranjo da cadeia e as transformações que ocorrerão em termos de consumidor, crédito, oferta, serviços e mão de obra. “Traremos à tona os impactos sobre as principais mudanças no setor, em termos de manejo das lavouras, novas tecnologias, exigências nas escolhas do novo cliente (produtor), o que irão demandar, desafios, dores e gargalos que terão que enfrentar e valorização das sementes nesse novo cenário”, destacou.  
 
Finalizando a maratona de palestras e painéis da FEBRASEM, o tema “Semeando o futuro - como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio”, com o especialista e entusiasta do assunto Arthur Igreja.   
 
A FEBRASEM é uma realização da APROSMAT e abordará outros temas importantes para o setor e contará também com painel técnico em sua programação, confira:   
 
Programação completa do 2ª FEBRASEM:

Dia 15  
 
07h - Credenciamento  
 
08h - Solenidade de Abertura  
 
08h30 - Biotecnologia na Agricultura: Novos avanços e seus impactos no agronegócio -Dr Alexandre Nepomuceno  
 
09h15 - Overview safra 22/23 e expectativas climáticas safra 23/24 - Esp. Gregori Henrique Soares  
 
10h00 - Coffee  
 
 10h15 - Macro Cenário e Perspectivas de Mercado Soja e Milho- Ismael Menezes 
 
11h00 - ESG: resiliência social e preservação ambiental como meio de prosperidade econômica- Leonardo Massell Dutra  
 
11h30 - Oportunidades avançadas na utilização de Big Bags - do Beneficiamento ao Plantio- Gustavo Rasteiro  
 
 12h00 - Almoço e Visitação aos Estandes  
 
 14h00 - Melhoramento Genético de Soja-Enfase no estudo de quebramento e podridão de grãos - Dr Franco R. S. Muniz  
 
14h30 - Agricultura digital na produção de sementes - Flávio Salvadori  
 
15h00  - Coffee  
 
15h30 – IMEA - Agronegócio de MT - Cleiton Gauer  
 
16h00 - Descomplicando a Legislação de Sementes - Dr Jonas Farias Pinto  
 
17h00 - Estandes liberados para happy hour  
 
Dia 16  
 
08h00 - Cenários Futuros do Mercado de Sementes no Brasil - Lars Schobinger  
 
09h00 - Desafios no manejo de plantas daninhas no Cerrado e oportunidades com novas biotecnologias - Dr Felipe Ridolfo Lucio  
 
09h45 - Inovação Big Bag sustentável feito em resina PET Reciclada - Henrique Maxwell Basso  
 
 10h15 - Coffee  
 
10h30 - Laboratórios Aprosmat - Informes confiáveis para o setor de sementes - Dra Daniele B. Rodrigues  
 
11h00 - Equipamentos de Alto Rendimento no Beneficiamento de Sementes - Marco Rocha Gerry Corino  
 
11h30 - Tecnologia e agricultura de precisão na produção de sementes - Lindomar Macedo 

 12h00 - Almoço e Visitação aos estandes  
 
14h00 - As Respostas do Potencial Fisiológica de Sementes de Soja Sob Condições de Estresses  - Dra. Maria de Fátima Zorato  
 
14h30 - Painel Técnico - Incidência de Patógeno em Sementes de Soja - Dra. Maria de Fátima Zorato, Dra. Daniele B. Rodrigues, Dr Fernando Henning, Dr José de Barros F. Neto e Dr Jonas Pinto (mediador)  
 
 15h30  - Coffee  
 
 16h00 - Semeando o futuro - como a inovação e a inteligência artificial vão impactar o agronegócio - Arthur Igreja  
 
 17h00 - Happy Hour de Encerramento - Show Banda Red River 
 
Pavilhão 2 | Oficina - Testes rápidos de qualidade de sementes com a Professora Dra. Lilian Vanussa Madruga de Tunes (UFPel)
Bom dia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet