Notícias / Agricultura

14/06/23 às 06:42 / Atualizada: 14/06/23 às 07:00

Fortalecimento Institucional - Canarana recebe Circuito Aprosoja com a participação de mais de 200 pessoas

A área plantada em Canarana subiu 37 mil hectares na safra 2022/2023.

Najylla Nunes

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Fortalecimento Institucional - Canarana recebe Circuito Aprosoja com a participação de mais de 200 pessoas

Foto: Assessoria

Conscientizar o produtor rural de que é preciso cada vez mais aliar a “Produção e o Meio Ambiente”. Este foi o tema da palestra do Circuito Aprosoja 2023, ministrada pelo ex-ministro, Aldo Rebelo, nesta terça-feira, 13, em Canarana. Mais de 200 pessoas participaram desta etapa do Circuito realizado pela Associação dos produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) que tem o objetivo de levar aos municípios do Estado informações sobre a produção e comercialização agrícola.



De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura de Canarana (Seagri), a área plantada no município subiu 37 mil hectares na safra 2022/2023. De 283 mil, a área com soja em Canarana foi para 320 mil hectares.

Para o presidente da Aprosoja-MT, Fernando Cadore, Canarana tem o potencial de seguir em expansão na área plantada com soja. “Canarana é um dos municípios onde a agricultura se iniciou no Estado de Mato Grosso, na década de 80 e devido às tecnologias ela não avançou na mesma proporção que as outras regiões do Estado. Com a descoberta do melhoramento genético e dos solos, Canarana voltou a crescer e fazer a segunda safra. E as áreas de pastagens ficaram viabilizadas e voltaram a produzir tanto a soja como o milho em alta produtividade dos mesmos níveis de outras regiões produtoras. O gergelim foi o precursor, então, esse retorno às práticas agrícolas fez com que Canarana experimentasse esse boom e isso é muito importante, não só pra Canarana mas para toda a região do vale do Araguaia”, afirma Cadore.

O presidente reforça ainda que nesta reta final do Circuito Aprosoja, serão percorridos mais de 2 mil quilômetros. E que em todas as regiões: Norte, Sul e Oeste, a expectativa de público foi superada. “Em cada cidade temos a grata surpresa de ter sempre a casa cheia. O Circuito Aprosoja, nas três primeiras regiões, conseguiu reunir mais de 3 mil participantes”, disse Fernando Cadore.

Para o delegado coordenador de Canarana, Cláudio Alberto Tomm, a palestra voltada para produção em consonância com o ambiente, foi um tema muito bem escolhido pela Aprosoja-MT. “Tínhamos a necessidade de obter conhecimento para valorizar a negociação do que é produzido aqui e o Circuito Aprosoja, veio no momento certo. Com a realização desse evento a Aprosoja-MT, demonstra o trabalho da Entidade”, ressalta Cláudio Tomm.

Já o produtor rural de Canarana, Arlindo Cancian, destacou a relevância do tema abordado na palestra do Circuito para o avanço da produção consciente. “Toda vez que vem o circuito Aprosoja é muito interessante não só para Canarana mas para toda a região. O Circuito tem ido em muitas cidades em todos os recantos de Mato Grosso isso é muito importante para o produtor rural por que vem num momento que nós temos a situação dos produtos um pouco abaixo daquilo que precisa. Mas foi muito bom ter a presença da diretoria da Entidade e principalmente a palestra do Aldo Rebelo, que falou diretamente com o produtor rural”, finaliza Cancian.

Programação

REGIÃO LESTE

14/jun – (QUA) Querência -                   18h30    

15/jun – (QUI) Porto Alegre do Norte -  8h30

15/jun – (QUI) Água Boa -                       18h30

16/jun – (SEX) Nova Xavantina -            18h30

ENCERRAMENTO

19/jun – (SEG) Cuiabá -                          19h

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet