Notícias / Agricultura

07/06/23 às 11:21

Jovens líderes do Agro de MT preparam para próxima etapa de Programa da CNA

Jovens líderes do Agro de MT preparam para próxima  etapa de Programa da CNA

Foto: Assessoria

Quatorze jovens de Mato Grosso foram aprovados para a etapa estadual do Programa CNA Jovem – Jovens Líderes do Agro. O programa é uma iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reúne jovens de todo o país. A próxima fase é presencial e, para os participantes de Mato Grosso, acontecerá no início de julho em Cuiabá.
 
Foto: Arquivo pessoal – Laíza Gonçalves
 
Dentre as aprovadas está a engenheira agrônoma de Barra do Garças, Laíza Gonçalves. Ela chegou de se inscrever para o programa durante a pandemia, mas somente conseguiu participar desta edição. Aos 24 anos, a jovem destaca que a participação das primeiras fases já rendeu bons frutos. “ Mesmo que não chegue até o final, ter participado até agora já me beneficiou muito. Logo na primeira etapa, participamos de uma oficina de autoconhecimento que me deu direcionamento sobre a carreira que pretendo seguir”, afirma.

Segundo a jovem, os conhecimentos e orientações têm auxiliado além dos quesitos profissionais. “É quase uma terapia, porque conseguimos analisar quais são os nossos princípios inegociáveis e fazer escolhas até na nossa vida pessoal”, destacou. Mesmo antes do encontro presencial com o grupo, a agrônoma tem compartilhado experiências com os colegas. “Criamos um grupo no whatsapp e conseguimos esclarecer dúvidas uns com os outros, de acordo com a área de atuação de cada um. Acabamos nos ajudando além das atividades previstas pelo programa”.

De Sorriso, a advogada especialista em direito do agronegócio, Vanessa Alves, 26, também elogiou a oportunidade de compartilhar experiências com jovens do setor agropecuário. Ela, que já participou de uma Academia de Liderança e já exerce funções de líder no local de trabalho, explicou que ainda há muitos desafios para os jovens em cargos de destaque.

 
Foto: Arquivo pessoal – Vanessa Alves
 
“Mesmo o jovem sendo líder, muitos ainda questionam o tempo de experiência, não dão oportunidades, nem ofertam um olhar de acolhimento. Não enxergam que nós jovens, queremos aprender, independentemente do nosso cargo”, avalia.

Para a jovem, é importante estar em constante crescimento. “Apesar das formações contínuas, não acredito que já esteja pronta. Sempre há uma oportunidade de crescer e aprender ainda mais”.

O Programa – O CNA Jovem é um programa destinado a pessoas de 22 a 30 anos, com formação técnica ou superior completa que possuem vínculo comprovado com o setor agropecuário e desejam desenvolver a liderança para atuação no setor. A 5ª edição iniciou em novembro de 2022 e seguirá até novembro deste ano. Além do encontro estadual presencial, ainda estão previstas oficinas e encontros nacionais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet