Notícias / Agricultura

28/05/23 às 10:38

Começa colheita da segunda safra em Mato Grosso

É aguardado uma produção de 47 milhões de toneladas, alta de 7,22% quando comparada ao ciclo passado

Marianna Peres

Diário de Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Começa colheita da segunda safra em Mato Grosso

Apesar da boa movimentação registrada em junho, ainda há um déficit na comparação anual.

Foto: Reprodução

Começou a colheita do milho safrinha em Mato Grosso, referente à safra 2022/23. Conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os trabalhos foram retomados no campo, no último dia 16. Nessa primeira parcial de acompanhamento – realizada até a última sexta-feira  – dos mais de 7,2 milhões hectares cultivados, 0,16% da área estava colhida.

Os analistas do órgão destacam que esse percentual está 1,08 ponto percentual (p.p.) e 0,09 p.p. atrás do registrado no mesmo período da safra 2021/22 e das médias dos últimos cinco anos, respectivamente, “uma vez que o início da semeadura dessa temporada também foi um pouco atrasado”.

Em relação ao desenvolvimento das lavouras, de acordo com as projeções do Instituto, 89,36% das áreas atingiram a fase de florescimento e polinização e menos de 11% do total encontra-se em fase de alta exigência hídrica. “Estima-se que a maior parte das lavouras se desenvolveu dentro de um regime ideal de chuvas. Dessa forma, segundo o Tempo Campo, a previsão de chuva acumulada para os próximos 30 dias é de 10 mm a 20 mm na maior parte do Estado, sendo esse um cenário característico deste período do ano, o que pode favorecer o avanço da colheita nas próximas semanas que tende a se intensificar em meados de junho.

De acordo com o Instituto, a área do milho segunda safra no Estado registra aumento de 3,78% ante a temporada 2021/22. Essa estimativa de incremento anual é reflexo do aumento na demanda e a menor oferta do milho no mercado mundial para a safra 2022/23.
“No que se refere à produtividade, diante dos bons resultados das condições climáticas e das lavouras até o mês de abril na maior parte de Mato Grosso, a estimativa de produtividade média do ciclo 2022/23 foi reajustada para 105,62 sacas por hectare (sc/ha), alta de 1,27% em relação à estimativa passada e 3,33% acima quando comparada à safra 2021/22. Com a manutenção da área em relação ao relatório anterior e o reajuste positivo na produtividade é aguardado uma produção de 47 milhões de toneladas, alta de 7,22% quando comparada ao ciclo passado”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet