Notícias / Educação

23/02/16 às 18:08

Dicas de direção defensiva para motociclistas

Aline Matos

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas de direção defensiva para motociclistas

Foto: Divulgação

As motocicletas vieram como uma alternativa de veículo mais econômico, além da possibilidade de otimizar o tempo do motociclista no trânsito. No entanto, o risco é maior em relação aos automóveis e a cada dia aumenta o número de pessoas envolvidas em acidentes com motocicletas. Para pilotar com segurança não basta apenas obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o comportamento consciente do motociclista pode ajudar a prevenir acidentes. Veja abaixo algumas dicas de direção defensiva.
 
Equipamentos de segurança - Os equipamentos básicos de segurança obrigatórios para os motociclistas são: espelhos retrovisores; farol dianteiro na cor branca ou amarela; lanterna traseira na cor vermelha; iluminação na placa traseira; velocímetro; pneus em boas condições; dispositivo para controlar o ruído do motor e o capacete para o piloto e passageiro. Considerando esses equipamentos básicos de segurança, a dica é ficar atento às condições de cada item, pois além de garantir a segurança do piloto evita multas.
 
Manutenção preventiva - Um fator básico que todo motociclista precisa saber, mas  que é importante ressaltar. A motocicleta precisa estar sempre com a revisão em dia! Principalmente quando o piloto deseja programar uma viagem longa, a manutenção precisa ser feita regularmente para evitar transtornos durante a estrada. Como citado acima os pneus fazem parte desa fase e se precisar trocá-los confira os diferentes modelos disponíveis no mercado, mas utilize aquele que é recomendável para a sua moto.
 
Pontos cegos - Os pontos cegos são aquele ponto de visão que os motoristas não enxergam. Os automóveis possuem oito desses pontos cegos: dois ao lado do para-brisa; dois no meio do carro; duas nas colunas traseiras e mais dois pontos relativos aos espelhos retrovisores laterais. Portanto, o motociclista deve evitar ao máximo ficar próximo desses ponto.
 
Atenção - Estar atento no trânsito significa estar de olho em tudo ao seu redor e ser paciente. É importante que o piloto mantenha o olhar sempre á frente  e quando precisar fazer algum movimento diferente ter a certeza de que os veículos próximos estão vendo a motocicleta. Nesse momento ser paciente é a chave para uma boa percepção, pois um movimento brusco pode colocar muitas vidas em risco.
 
Distância segura - Manter uma certa distância dos veículos à frente pode evitar certos acidentes. O correto é manter pelo menos 3 segundos de distância de veículo para veículo, mas sabemos que durante os congestionamentos é difícil seguir essa regrinha. Então, na hora de usar o corredor no trânsito, procure passar devagar entre os carros usando a buzina quando achar necessário.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Pessoas de lua'

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que podem ser colegas de trabalho ou até parentes e residentes na mesma morada que dizem: “hoje eu não estou nos meus dias”; “hoje não estou...

 

Enquete

Quem você gostaria que fosse o próximo presidente do Brasil

 
 
 
Sitevip Internet