Notícias / Agricultura

18/05/23 às 10:31

Boa safra do milho colabora para queda do preço da carne bovina

A boa oferta do cereal impacta no custo do produtor de proteínas, como carnes, leite, ovos, entre outros

Fabio Bouças

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Boa safra do milho colabora para queda do preço da carne bovina

Foto: Assessoria

O mês de abril apresentou um cenário de inflação de 0,61% , mais um mês de redução, de diminuição do ritmo inflacionário, apesar do indicador vir acima das expectativas, ainda assim é uma desaceleração, o que traz boas novas para os produtores e pecuaristas. Um dos principais pontos que levaram a esse movimento deflacionário é a expectativa de recorde de produção de milho. O cereal é um importante componente para a produção, por exemplo, de alimentos de origem animal, como carnes, leite, manteiga e ovos. Tudo isso contribui para um movimento positivo, visto que o milho é usado como base de alimentação para os animais que vão dar origem a estes alimentos. 

A projeção mais atualizada segundo o último levantamento da Conab sugere uma produção de 314 milhões de toneladas (de grãos), aproximadamente, para a temporada 2022/23 que, em comparação com a 2021/22, mostra um crescimento de 15% (a safra de milho é estimada em 124,9 milhões de toneladas).  É um crescimento volumoso, principalmente de uma safra para outra. Isso trouxe os preços do milho para patamares que não eram vistos desde 2018 e 2019, o que aliviou muito o custo de produção do produtor.

Outro componente importante que acabou trazendo esse movimento deflacionário, essa diminuição do ritmo da inflação, na verdade é que pode ser observado nos telejornais e principalmente na mesa do consumidor, por exemplo, é o preço da carne bovina caindo. Ela está caindo, no varejo, em torno de quarto 4%. O preço não conseguiu acompanhar a mesma queda do boi, que é a matéria-prima, obviamente, para a produção de carne.

O boi gordo no Brasil caiu em torno de 22% do ano passado para cá. A carne caiu 4% na comparação do mesmo período do ano passado. Mesmo com a liberação da exportação da carne bovina para a China, o preço vem se mantendo estável e o brasileiro comprando mais da proteína bovina. 

Esse cenário pode ser explicado também pelo comércio exterior, com aspectos importantes como a queda do dólar e maior confiabilidade da indústria brasileira. Segundo Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em comércio exterior. “O fator principal para a diminuição do preço da carne está ligado ao preço de grãos, que tiveram uma queda no valor este ano. Nos últimos anos, os produtos se tornaram mais caros, principalmente com o impacto da Guerra da Ucrânia, fazendo com que o custo total para a pecuária ficasse mais cara naquele período. Desta forma, os produtores podem ter uma expectativa melhor para esse ano, até mesmo considerando a exportação da carne brasileira”, declarou o executivo.

Mesmo com a queda, o Brasil ainda exportou 42,809 mil toneladas de carne bovina apenas na primeira semana de maio, segundo os dados da Secex. Durante os anos de 2020 até 2023, o preço da carne teve um aumento de 70%, fazendo com que a carne ficasse inacessível para muitos brasileiros. Pesquisas apontam que não é apenas a carne vermelha que vai ter uma queda no valor, o frango e o porco também devem ficar mais baratas nos próximos meses.

“Com novas parcerias internacionais e com novos mercados a serem explorados, tal como maior certeza na exportação de carne para a China, podemos registrar uma queda do preço para o consumidor final este ano. Mas ainda depende do cenário externo e de soluções econômicas. Um exemplo disso é quando tratamos dos grãos, para mercados que anteriormente dependiam da importação do produto europeu”, completou o executivo. As carnes como filé-mignon e alcatra tiveram uma queda de 4,5% até 6,5% no primeiro trimestre.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet