Notícias / Política

04/05/23 às 11:35 / Atualizada: 04/05/23 às 12:00

Senador Wellington Fagundes mobiliza prefeitos para obras no Araguaia

Senador Wellington Fagundes mobiliza prefeitos para obras no Araguaia

Foto: Assessoria

O senador Wellington Fagundes convocou os prefeitos do Araguaia para estar em Brasília em audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reivindicar a retomada de várias obras de infraestrutura que aguardam liberação da licença ambiental por parte do Ibama. Entre elas, estão a BR-158 e BR-242, consideradas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região.

Presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), o senador acredita que a mobilização permanente e constante dos prefeitos e outras lideranças políticas da região pode resultar na liberação dessas licenças ambientais.

A convocação foi durante o 11º Fórum Político de Porto Alegre do Norte, que foi realizado na semana passada pela Assembleia Legislativa e contou com a participação dos governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa. “Pedi uma audiência com o ministro para a semana que vem e vamos todos lá para ver se o Ministério dos Transportes pode atuar diretamente junto ao Ibama para liberar essas licenças”, disse. “Não podemos esperar mais. Essa demora está atrasando o desenvolvimento da região”, avaliou.

As duas obras estão elencadas como prioridades do Palácio do Planalto, segundo o confirmou o próprio ministro dos Transportes, Renan Filho.

Antiga reivindicação da população do Araguaia, a BR-242 conta com recursos garantidos mas aguarda a licença ambiental para os trechos ligando Santiago do Norte, Paranatinga e Gaúcha do Norte. O assunto foi levado ao próprio Ibama pelo senador Wellington Fagundes na semana passada.

Já em relação à BR-158, dois lotes já foram contratados, num total de 194 km no entorno da reserva indígena Maraiwatsede. O Dnit aguarda a licença ambiental para início das obras.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet