Notícias / Agricultura

28/04/23 às 09:35 / Atualizada: 28/04/23 às 11:01

Deu no Clarin - Imprensa internacional repercute produção de soja mato-grossense: 'maior que de toda Argentina'

Jornal de maior circulação na Argentina ressaltou que Mato Grosso seria o terceiro maior produtor do mundo, se fosse um país

Camilla Zeni | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Deu no Clarin - Imprensa internacional repercute produção de soja mato-grossense: 'maior que de toda Argentina'

Safra mato-grossense de soja já está 99% colhida, segundo Imea

Foto: Secom-MT

O crescimento anual da produção de soja em Mato Grosso, que atingiu novo recorde com a safra 2022/23, tem repercutido no exterior. O jornal de maior circulação na Argentina, Clarín, destacou que a produção mato-grossense chega a ser maior do que a de toda a Argentina. 

"O notável crescimento da produção brasileira de soja tem como motor central o Estado de Mato Grosso, que, segundo levantamento realizado por pesquisadores brasileiros, se fosse um país ocuparia o terceiro lugar no ranking global de produtores da oleaginosa, estando atrás apenas do Brasil e dos Estados Unidos, e ligeiramente à frente da Argentina", escreveu o portal.

Estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada no início de abril, aponta a produção de 44,3 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23. O número representa uma alta de 8,35% em relação a safra 21/22, e 30% da produção total do Brasil na safra 22/23. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve produzir 151,6 milhões de toneladas. 

Por sua vez, a produção argentina é estimada em 33 milhões de toneladas de soja na safra 22/23, conforme ressaltou a reportagem. 

Confira a matéria na íntegra aqui.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet