Notícias / Saúde

24/04/23 às 22:39

Municípios de Mato Grosso podem receber cursos de Medicina, afirma Wellington

AguaBoaNews

via assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Municípios de Mato Grosso podem receber cursos de Medicina, afirma Wellington

Foto: Assessoria

O senador Wellington Fagundes (PL) tem trabalhado na articulação política para que Mato Grosso tenha mais cursos de medicina. A possibilidade foi aberta após a publicação, por parte do Ministério da Educação, da autorização para a criação dos cursos. O senador tem conversado com diversos prefeitos e atuado para que os municípios estejam aptos a serem selecionados pela pasta.
 
Fagundes ressalta que os quatro municípios que em breve receberão novos hospitais regionais – Alta Floresta, Confresa, Juína e Tangará da Serra – são candidatos a receberem os cursos. Isso porque, bastaria um pequeno ajuste nas obras para que estas unidades funcionem como hospitais universitários. Além destes municípios, o senador salienta o potencial das cidades de Barra do Garças e Lucas do Rio Verde.

Wellington esteve neste mês em Alta Floresta e tratou do assunto com o prefeito Chico Gamba, que definiu uma equipe técnica que está pronta para analisar os requisitos elencados pelo MEC e se candidatar a receber o curso. “Alta Floresta é uma cidade polo, tem influência em mais de 150 mil habitantes e, agora, com a construção do novo Hospital Regional, precisaríamos apenas preparar ele para ser um hospital universitário”, afirmou o senador durante o encontro.

Outro prefeito que também iniciou os trabalhos para obter o curso é Vander Masson, de Tangará da Serra. Ele lembrou que tem conversado sobre as possibilidades do município com Wellington desde o ano passado e destacou a necessidade de apoio do parlamentar no projeto. “Nós precisamos ofertar mais médicos para poder atender a demanda da Saúde da nossa população”.

No ano passado, Wellington se reuniu com o então ministro da Educação, Victor Godoy, ocasião em que defendeu a implantação do curso em Barra do Garças, para atender a região do Araguaia. No Senado, ele também atuou para a revogação de uma portaria, publicada em 2018, que congelava a criação de novos cursos de medicina no Brasil.

Histórico

O senador lembrou que tem lutado há muitos anos pela expansão do ensino em Mato Grosso e no Brasil. “Fui relator do orçamento da Educação e conseguimos colocar R$ 140 bilhões em recursos para concluir obras inacabadas, como creches, mas também melhorar o ensino profissionalizante, básico e superior. Mato Grosso é um estado muito rico, mas precisa melhorar”.

De acordo com o MEC, em breve a pasta iniciará o chamamento público com a definição das regras e dos requisitos a serem preenchidos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet