Notícias / Notícias Gerais

14/04/23 às 19:14

Sicredi Araxingu e IFMT de Barra do Garças firmam parceria que beneficia cerca de 600 alunos

Estudantes serão associados e receberão as bolsas de estudo via instituição financeira cooperativa; também participarão do programa Crescer e de ações de educação financeira.

Assessoria / Sicredi Araxingu

Imprimir Enviar para um amigo
Sicredi Araxingu e IFMT de Barra do Garças firmam parceria que beneficia cerca de 600 alunos

Foto: Reprodução/Assessoria

Parceria firmada entre a Cooperativa Sicredi Araxingu e o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de Barra do Garças vai beneficiar cerca de 600 alunos da instituição, que passarão a receber os auxílios educacionais via instituição financeira cooperativa. Com a parceria, os estudantes serão associados à cooperativa e vão usufruir de todos os benefícios que uma cooperativa oferece.

Os estudantes contemplados são dos cursos técnicos em administração, agropecuária, controle ambiental e informática, além do curso tecnólogo em gestão pública. Mensalmente, eles recebem bolsas do governo federal para custear alimentação e transporte, por exemplo. Também há estudantes que recebem bolsas por monitoria e por projeto de pesquisa. Ao serem associados, os estudantes terão acesso a produtos e serviços financeiros e poderão realizar suas operações via aplicativo do Sicredi, internet banking, presencialmente nos 30 pontos de atendimentos da cooperativa, além de contar com atendimento pelo WhatsApp.

Os estudantes, seus familiares e os servidores do IFMT serão convidados a participar do Programa de Formação Cooperativa, que visa a educação cooperativista, e conhecerão mais sobre como o Sicredi funciona, e também do programa Cooperação na Ponta do Lápis, que visa uma vida financeira sustentável.

Para o presidente da Sicredi Araxingu, Martim Steffenon, a parceria com a instituição de ensino é importante para apresentar o cooperativismo a jovens na região, e despertar neles a cooperação nos seus mais variados segmentos, já que eles representam o futuro. “É uma via de mão dupla. Eles conhecem o funcionamento do cooperativismo e do Sicredi, suas vantagens, e nós participamos da vida deles, contribuindo para a formação de cidadãos mais justos, conscientes financeiramente e empreendedores. A parceria prevê ainda a oferta de cursos de qualificação, que visam a melhoria do currículo escolar e da qualidade de vida deles hoje e no futuro”, afirma o presidente.

A diretora do IFMT, Renata Lopes, elogiou a iniciativa e ressaltou que a instituição de ensino e a instituição financeira cooperativa têm objetivos comuns, que visam o desenvolvimento local. “E a doação dos materiais esportivos, que incentiva o desporto e o lazer. É uma sementinha plantada e nosso intuito é promover mais ações para os estudantes, pais, servidores e toda a comunidade que envolvam educação financeira, incentivo ao cooperativismo, educação empreendedora e outros temas. Agradecemos a parceria do Sicredi e os materiais recebidos”, afirma a diretora ao se referir aos materiais esportivos avaliados em R$ 12 mil doados pela cooperativa ao IFMT no último dia 11 de abril.


Jovens associados

Atualmente, a Sicredi Araxingu possui 70 mil associados. Destes, 7.900 possuem de 15 a 25 anos, o que corresponde a 12% do total. Com a parceria, os 600 alunos do IFMT passarão a responder por 8% do público de associados jovens da cooperativa. “São jovens que, ao se associarem à cooperativa de crédito passam a ter direitos e obrigações, como a participação na assembleia, para exercer seu papel de dono. E têm direito à distribuição de resultados, soluções financeiras com taxas mais justas, além de participarem mesmo que indiretamente de todos os projetos e programas sociais desenvolvidos junto à comunidade”, destaca o diretor executivo da cooperativa, Carlos Paes Machado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet