Notícias / Educação

11/04/23 às 18:39

Governo de MT sanciona Lei que cria Oficina de Profissões na rede pública estadual

A iniciava de oportunizar mais conhecimento prático e teórico aos estudantes que estão concluindo o ensino médio é do deputado estadual (licenciado) Dr. Eugênio.

Luana Braga / Assessoria

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de MT sanciona Lei que cria Oficina de Profissões na rede pública estadual

Foto: Reprodução/Assessoria

Cientista de dados, segurança cibernética, agrocomputação e automação Industrial são algumas das consideradas profissões do futuro que integram o enorme leque de opções aos estudantes que concluem o ensino médio. Ao todo, são mais de 100 opções diferentes de profissões catalogadas nas mais diversas áreas de atuação em todo Brasil. 

Possibilitar aos jovens estudantes que concluem o ensino médio oficinas preparatórias para embasar decidam sobre a futura profissão com mais conhecimento, tanto na teoria como na prática, é o objetivo da Lei nº 12.046, de autoria do deputado estadual Dr. Eugênio. 

A nova lei foi sancionada no início do mês de abril e deverá ser implementada em toda rede pública estadual, com foco especial nos estudantes do 3º ano. “Na minha época de estudante, tive a oportunidade de conhecer na prática diversas frentes de atuação e me identifiquei com a área de saúde. Era um modelo de ensino denominado polivalente que, com certeza, nos proporcionou mais segurança nesta importante decisão”, recordou Dr. Eugênio.  

De acordo com a nova lei, caberá a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT) executar o Projeto Oficina de Profissões dentro do planejamento das atividades extracurriculares das escolas da rede pública estadual, com foco prioritário nos estudantes que cursam o último ano do ensino médio (3º ano). 

Desenvolver exercícios pedagógicos que promovam a interação entre os alunos, inclusive o debate sobre o perfil de cada um; apresentar e debater as opções de cursos técnicos e de cursos de nível superior, a fim de preparar os estudantes para fazer a escolha mais adequada, além de abordar o funcionamento dos estágios, Projovem, programas de trainee, dentre outras frentes de acesso ao mercado de trabalho são outras vertentes da Lei recém-sancionada.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet