Notícias / Meio Ambiente

09/04/23 às 10:01

Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 46 ainda não realizaram a entrega das informações.

Arielly Barth | Sema-MT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sema alerta municípios para envio de informações sobre saneamento até 30 de maio

Estação de Tratamento de Água de Cuiabá

Foto: Secom/Cuiabá

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que o prazo de envio de dados municipais de 2022, por meio do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), vai até o dia 30 de maio, e que o fornecimento é condição para acesso aos recursos públicos federais para saneamento básico.

Dos 141 municípios do estado, 46 ainda não realizaram a entrega das informações. São solicitados relatórios sobre água, esgoto, resíduos e drenagem pluvial.

O gerente de Resíduos Sólidos da Sema-MT, Ricardo de Souza Carneiro, destaca a importância das informações para o órgão ambiental estadual na formulação de políticas públicas para o saneamento. 

“A Sema tem o papel de interlocutora entre o governo federal e os municípios, reforçando a importância do preenchimento correto e completo dos dados no SNIS. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão e para o direcionamento dos recursos do governo federal para a melhoria da qualidade do saneamento básico nos municípios”, explica.

Ele pontua que cabe aos municípios e prestadores de serviços de saneamento básico preencherem os formulários de coleta de dados dentro do prazo estipulado e com a qualidade necessária.

“Desta forma, será possível garantir a melhoria da qualidade de vida da população, o controle ambiental, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso”.


SNIS

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento é um instrumento de coleta de informações para a compreensão de informações e indicadores sobre a prestação dos serviços de Água, Esgotos, manejo de Resíduos Sólidos e manejo de Águas Pluviais.

Para preencher os dados, tirar dúvidas e obter suporte, acesse o site do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, clicando AQUI.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet