Notícias / Água Boa

04/04/23 às 11:30

Em breve em Água Boa, Terapia Comunitária Integrativa pelo SUS

Cristiane Cândido | Ascom - AB

Imprimir Enviar para um amigo
Em breve em Água Boa, Terapia Comunitária Integrativa pelo SUS

Foto: Ascom - AB

Você já deve ter ouvido falar que para algumas dores não há tratamento com remédio químico, e que às vezes é possível se curar por meio da fala. Mas já pensou em participar de uma terapia na qual as pessoas possam falar de suas feridas sem medo de julgamentos e críticas? 

Independente de sua resposta, que tal conhecer a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) e seus benefícios? 

A TCI é a única prática integrativa genuinamente brasileira e foi criada pelo médico psiquiatra Dr Adalberto Barreto, que visa tratar da saúde comunitária em espaços públicos, procurando acolher o sofrimento pessoal e social, tanto no plano individual quanto por meio do fomento às redes de apoio, convivência e solidariedade, e as enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Torres e Carla Brito, tiveram o privilégio de fazer a formação diretamente com o criador do método, na última semana de março, em Cuiabá.

E a grande novidade é que em breve a população de Água Boa vai poder contar com essa prática terapêutica, que será oferecida gratuitamente pelo SUS, por meio da Prefeitura Municipal. 

O Secretário Municipal de Saúde Mateus parabenizou as enfermeiras que aceitaram o desafio e enfatizou que com esse investimento, a atual gestão reforça que está atenta à promoção da saúde para além de tratamentos químicos/farmacêuticos, e quem ganha é a nossa população agua-boense.

As enfermeiras já estão se capacitando em TCI desde agosto de 2022, mas declararam que a oportunidade de conhecer o criador do método, e participar de 5 dias de curso presencial foi extraordinária. 

De acordo com as enfermeiras, a beleza da TCI está nas pessoas que falam sempre de si próprias, daquilo que incomoda, que tira o sono, escolhendo o que vai colocar na roda e no fato de sua história poder ressoar em outra pessoa que, sem dar conselhos, falando também na primeira pessoa, vai dizer o que ela fez para melhorar nela aquela situação. Ou seja, a própria pessoa que tem o problema vai entender que ela é corresponsável pela sua saúde e que assim tem a sabedoria para saber o caminho da sua cura.

“Então é possível fugir daquele modelo do tratamento voltado para o médico, hospitalocêntrico, da medicação, porque muitas vezes o que a pessoa precisa é só falar, é colocar pra fora aquilo que está incomodando, pois como o professor Dr Adalberto Barreto diz, “quando a boca cala, os órgãos falam”, e falam na forma de doenças. Ou seja, nossos tumores e doenças são angústias e sofrimentos que a gente não falou. Mas, “quando a boca fala, os órgãos saram.” 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, até o momento, mais de 60 mil pessoas foram capacitadas na modalidade em todo o Brasil. Atualmente, existem 46 polos formadores dessa metodologia e está sendo implementado pela SES em Mato Grosso. A prática já está presente em 43 países.
  • Em breve em Água Boa, Terapia Comunitária Integrativa pelo SUS
  • Em breve em Água Boa, Terapia Comunitária Integrativa pelo SUS
  • Em breve em Água Boa, Terapia Comunitária Integrativa pelo SUS

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet