Notícias / Ação Social

31/03/23 às 15:44

Primeira-dama de MT mobiliza força-tarefa para doação de sangue com apoio do MT Hemocentro e Comando Geral da PM

A iniciativa tem o objetivo de incentivar as doações de sangue durante todo o ano.

Vânia Neves | Unaf

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Primeira-dama de MT mobiliza força-tarefa para doação de sangue com apoio do MT Hemocentro e Comando Geral da PM

Foto: Reprodução/PMMT

Preocupada com o nível baixo dos estoques de sangue do MT Hemocentro, localizado na capital cuiabana, a primeira-dama de MT Virginia Mendes, organizou uma força tarefa para mobilizar as doações de sangue. A ação teve início nesta quinta-feira (30.03) com encerramento nesta sexta-feira (31.03) com o apoio Comando Geral de MT, na Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (ESFAP) sob o comando do tenente-coronel Marcel. Pelo menos 150 homens e mulheres participam desta ação.

De acordo com a primeira-dama Virginia Mendes a finalidade é conscientizar a população sobre a importância do comparecimento para as doações. “Precisamos tornar as doações de sague um ato contínuo, então tive a ideia de pedir ajuda ao Comando Geral da Polícia Militar de MT, onde nos atenderam de imediato. Começamos com o apoio da PM e pedimos a todos os segmentos, privado e público que nos ajude a multiplicar essa ação tão nobre. Doar sangue é um ato de amor ao próximo. O MT Hemocentro pode contar sempre com nosso apoio”.

O representante do Comando Geral, cel. Januário destacou a iniciativa da primeira-dama do Estado: “Sangue é vida. A primeira-dama Virginia Mendes junto com a PM e o MT Hemocentro estão promovendo uma grande ação. Nossa missão constitucional é promover a segurança pública e desde que ingressamos na PM, nos quartéis somos procurados pelos bancos de sangue, justamente por termos um efetivo saudável.  De forma inédita a primeira-dama de MT propõe que as doações se tornem frequentes”.

Para a médica responsável do MT Hemocentro, Dra. Andrea Minossi, manter o banco de sangue abastecido é fundamental para atender as demandas de maneira eficiente. “Primeiramente agradecemos a primeira-dama Virginia Mendes por essa parceria com a Polícia Militar e o MT Hemocentro. O banco de sangue funciona a partir das doações, por isso é de extrema importância que os doadores compareçam. Outra particularidade que algumas pessoas não têm conhecimento, o sangue tem validade a exemplo das plaquetas que duram em torno de cinco dias, por isso é importante existir uma frequência”, explicou.

“A primeira-dama Virginia Mendes nos deu a missão e para nós missão dada tem que ser cumprida. Estamos participando de um ato de amor ao próximo. A gente sabe que em determinados meses temos muitos feriados e aumento da necessidade de doação de sangue, precisamos ter consciência que o doador de sangue pode doar no decorrer do ano e não apenas em campanhas. Vamos manter um contato contínuo com o MT Hemocentro”, ressaltou o comandante da ESFAP, tenente-coronel Bruno Marcel.

A médica também esclareceu o sangue não é utilizado apenas em casos de acidentes ou cirurgias. “Muitas doenças são tratadas a partir de substâncias do sangue como é caso de pessoas em tratamento de câncer, no caso de Leucemia, Anemia Falciforme, dentre outras doenças”.

O 3º sargento Nonato do município de Sinop que está fazendo a qualificação no ESFAP, disse que ficou feliz em participar da mobilização. “Estou feliz por ajudar nesta mobilização que a primeira-dama do Estado pensou com tanto carinho. Doar sangue é um ato de cidadania, sou doador em meu município e desta vez vou contribuir aqui na capital”.

“A primeira-dama Virginia Mendes é sensível nas ações ao próximo. Na minha família já passamos pela situação de precisar de doações de sangue para meu irmão que teve Leucemia, na época tivemos muita dificuldade pela necessidade diária de receber os componentes sanguíneos. Então, esse movimento iniciado pela primeira-dama do Estado precisa continuar, porque isso vai motivar as pessoas a ir doar”, disse a 2ª tenente da PM Viviane Gums.

“Quero agradecer em nome do comandante Mendes todos que nos atenderam no Comando Geral, a subcomandante cel. Francyanne, o cel. Wilker, o cel. Januário e o comandante da ESFAP tenente-coronel Marcel que aceitou o desafio e auxiliou o MT Hemocentro na organização para as doações. Tive conhecimento que tem uma equipe do MT Hemocentro em Sorriso com a diretora Giancarla Zanella, que mesmo distante nos deu todo apoio. Todos os Policiais e a toda equipe do MT Hemocentro gratidão”, agradeceu a primeira-dama de MT.


Para doar sangue é preciso:

Sentir-se bem e com boa saúde; apresentar documento com foto válido em todo território nacional; ter entre 18 e 65 anos de idade e ter peso acima de 50 kg. No dia da doação deve estar bem alimentado, ter tido um boa noite de sono, evitar alimentos gordurosos e não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas.

Os atendimentos no MT Hemocentro é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 17h30, aos sábados conforme cronogramas de abertura ou de acordo com as campanhas divulgadas disponíveis pelo site http://www.saude.mt.gov.br/hemocentro/pagina/71/doacao-de-sangue

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet