Notícias / Cidades

22/03/23 às 22:36

Mesorregião do Nordeste Matogrossense ultrapassa a marca de 4 mil contratações no mês de janeiro, segundo Novo Caged

Região tem 23 municípios; agronegócio, comércio e indústria foram os setores que mais contrataram

Ana Cunha

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A  região Imediata de Querência gerou 4.686 contratações no mês de janeiro passado, de acordo com dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados em março. Do total de pessoas contratadas, 76,48% eram homens e 23,52% eram mulheres. 
 
Ainda segundo a pesquisa, Querência, Barra dos Garças e Canarana foram os municípios que mais contrataram com 797, 777 e 508 admissões, respectivamente. Outra informação revelada pelo levantamento, foi que 55,68% das pessoas admitidas tinham o Ensino Médio completo, e 30,81% dos contratados tinham idades entre 18 e 24 anos. 
 
A pesquisa revela também que agronegócio, comércio, indústria e o setor administrativo foram os campos que mais contrataram na região. 
 
A Mesorregião do Nordeste Matogrossense conta com 23 municípios, são eles: Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Ribeirão Cascalheira, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Vila Rica e Querência. 
 
Trabalho Temporário
 
De acordo com Jô Santos, gerente da Employer Querência - empresa especializada em Recursos Humanos, a modalidade de contratação temporária tem se tornado uma opção para as empresas da região, já que se traduz em uma excelente solução para elas e para os profissionais.
 
“Esse modelo permite que quem contrata tenha tranquilidade para dar continuidade nas operações da empresa que pode, inclusive, optar pela contratação de temporários tanto para sua atividade-meio quanto para a atividade-fim”, diz. “Já para o trabalhador existe o benefício de que são garantidos direitos como férias proporcionais, repouso semanal remunerado e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, por exemplo”.
  
Direitos do Trabalhador Temporário     
  
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.     

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.    
  
Sobre a Employer     
  
Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.
    

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet