Notícias / Meio Ambiente

18/02/16 às 21:40

Sema recebe comitiva da Noruega para tratar de investimentos em Mato Grosso

As representantes do governo norueguês fizeram uma visita técnica para conhecer o trabalho do órgão ambiental e adiantaram que o Estado foi escolhido mundialmente para ser projeto piloto de programa que alia crescimento econômico com sustentabilidade

Rose Domingues | Sema-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Uma comitiva da Noruega visitou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) na tarde desta quinta-feira (18.02) para tratar de uma parceira com o Governo de Mato Grosso na implementação do programa Produzir, Conservar e Incluir (PCI). A proposta do Governo da Noruega é apoiar o Estado na concretização das metas ambiciosas que visam eliminar o desmatamento ilegal até 2020 e criar um novo modelo de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado nos próximos 15 anos.

Conforme a secretária Ana Luiza Peterlini, neste momento o diálogo se concentrou em questões mais técnicas sobre a implantação de programas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA), além disso, tratou das formas mais eficientes de conter o desmatamento ilegal que teve um aumento no último ano. “Esta também foi uma oportunidade importante para a equipe norueguesa conhecer melhor a equipe técnica da Sema, tirar dúvidas e se certificar sobre a seriedade do trabalho do atual governo”.

A representante do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Lívia Costa Kramer, frisou durante a reunião que Mato Grosso (no Brasil), Indonésia e Libéria foram selecionados como os três pontos pioneiros no mundo onde a Noruega apoiará programas pilotos de economia sustentável. O objetivo é mostrar que é possível aliar negócios, geração de renda e empregos e ao mesmo tempo proteger a biodiversidade e as florestas. “Queremos que o Estado de vocês sejam um exemplo de que é possível o crescimento econômico caminhar junto com a proteção ambiental”.

Para Daniela Maiuzzo, representante da IDH, que é um trade de investidores do mercado internacional no Brasil (e que integra a lista de apoiadores do programa PCI), Mato Grosso foi escolhido justamente por estar neste momento com um ambiente interno favorável para os investimentos, e que consiste na parceria entre os diversos seguimentos, poder público, setor produtivo e empresarial e a sociedade civil organizada. Além disso, é o que reúne condições de produção, arcabouço legal e comprometimento dos setores envolvidos. “A atuação do Estado na COP 21 de Paris chamou a atenção dos investidores mundiais, que estão realmente interessados em apoiar o programa apresentado”.

Também participaram desta agenda a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Elaine Corsini, a representante do Ministério do Clima e Meio Ambiente da Noruega, Marianne Johansen, e a representante da Embaixada da Noruega no Brasil, Anahita Yousefi. Além da equipe da Sema, a missão se reuniu com outras instituições do setor público e privado que integram a lista de parceiros do programa.

COP 21
Em dezembro de 2015, o governador Pedro Taques e a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, participara da 21ª Conferência do Clima (COP 21) em Paris. Na ocasião, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020. O Estado também se comprometeu em realizar ações para conter o aquecimento global.

No encontro, Taues defendeu compensação financeira pelo esforços ambientais de Mato Grosso e que essas políticas sejam concretizadas com maior eficiência. Para conseguir alcançar a meta de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental, o Estado precisará de investimentos de R$ 39 bilhões nos próximos 15 anos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet