Notícias / Política

06/03/23 às 15:54

Dezenas de vereadores da região Araguaia se unem em grupo de trabalho para solucionar a conclusão das BRs 158 e 242

Dezenas de vereadores da região Araguaia se unem em grupo de trabalho para solucionar a conclusão das BRs 158 e 242

Foto: Gabriel Arneiro

Quase 100 vereadores representantes de 25 Câmaras Municipais dos 33  municípios da região do Vale do Araguaia em Mato Grosso, se reuniram no último sábado, 04 de março de 2023, na cidade de Alto Boa Vista para concretizar uma frente que visa estimular a participação tanto dos vereadores quanto da sociedade civil nas discussões sobre os direitos da população da região, e propor ações sobre diversos assuntos em especial a conclusão das obras da BR 158 e 242 que cortam a região e servem como principais obras de logística de todos os municípios do Araguaia.

O motivo da reunião foi oficializar  uma comissão que vai conduzir o grupo que já tem a participação de quase 200 vereadores e que vai organizar o andamento dos trabalhos, o primeiro passo será convocar uma audiência pública na região para que as autoridades possam de fato dar andamento a situação real das BRs 158 e 242, para conclusão das obras.

O vereador Clebis Lourenço, o Clebinho de Vila Rica um dos escolhidos para ser membro da comissão que vai planejar e conduzir os trabalhos afirmou que a luta da conclusão da BR 158 é uma luta de interesse de 100% do Araguaia, pois ela fomenta toda cadeia econômica dos municípios que integram essa região, e vem se arrastando há décadas com promessas evasivas, servindo até de escadas para campanhas políticas, que depois cai no esquecimento.

O vereador Jocasta da cidade de Canarana, outro que foi escolhido  como membro da comissão regional disse que um dos motivos da frente  é unir os vereadores de todos os 33 municípios do Vale do Araguaia, para que os mesmo sejam ouvidos em conjunto dentro das reivindicações iniciais e que são do interesse social e econômico da região, ele lembrou o Araguaia que tem um colégio eleitoral de cerca de 300 mil eleitores, mas que atualmente conta com um único deputado estadual, Dr. Eugênio Paiva. Jocasta reforçou que  “A frente exige uma mudança de cenário já a partir de 2024, pois assim com os vereadores comprometidos e unidos teremos mais força para solucionar os problemas da região”.

Já o vereador Arilson Salles da cidade de Luciara, que também foi escolhido para conduzir a comissão afirmou que os vereadores estão cansados de promessas. somos nós que ouvimos o povo todo dia e nada mais justo que os Governo Federal e Estadual concluam as obras das BR158e 242, lembrando que o nosso Araguaia soma grande economia para estado de Mato Grosso.

Os membros da Comissão já formada por unanimidade são os vereadores Jocasta de Canarana, Clebinho de Vila Rica, Arilson Salles de Luciara, Jusmar Alves de São Félix do Araguaia, Alessandra Pereira de Alto Boa Vista,  Alex Gomes de Porto Alegre do Norte, Alcino Moura de São José do Xingu, a Comissão será secretariada pelo Vereador Subtenente Sancler Santarém, de Canarana.

Vários depoimentos pontuais sobre o tema foram explanados, um deles que chamou atenção, foi o do presidente da Câmara Municipal de Canarana, Rafael Govari que trouxe números da economia da região mostrando que o Araguaia é responsável pela terceira maior força produtiva da região e tende a ser a primeira em 10 anos. A vereadora e presidente  da Câmara de Alto Boa Vista e anfitriã do evento, Alessandra  Pereira lembrou que hoje o foco é as BRs, mas que a Frente de Vereadores vai estar atenta também sobre os setores de saúde pública, geração de emprego, renda e reforma agrária e urbana. somos os  agentes públicos mais próximos à população, porém sempre somos os últimos sermos ouvidos e precisa ser mudado.

Outra liderança que não esteve presente no evento mas parabenizou a iniciativa dos vereadores foi o diretor regional da Acrimat e vice presidente da Famato no Araguaia, Anisio Junqueira Neto, o Netão dizendo que o movimento dos vereadores é o caminho político certo para a conclusão das obras e afirmou que o setor produtivo através dos Sindicatos Rurais está pronto pra ajudar na viabilidade as ações, e finalizou dizendo que “A classe produtora padece sem a conclusão das obras, porém com o movimento dos vereadores a situação ganha outra dimensão, devido ao poder político que eles vão ter com a união em prol da ação.               

Os municípios que compõem a região do Vale do Araguaia são Alto Araguaia, Ponte Branca, Araguainha, Ribeirãozinho, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Barra do Garças, Araguaiana, General Carneiro, Campinápolis, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Querência, Ribeirão Cascalheira, Água Boa, Canarana, Alto da Boa Vista, Nova Nazaré, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Santa Terezinha, Luciara, São Félix do Araguaia, Confresa, Porto Alegre do Norte, Gaúcha do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Cocalinho e Vila Rica.
  • Dezenas de vereadores da região Araguaia se unem em grupo de trabalho para solucionar a conclusão das BRs 158 e 242
  • Dezenas de vereadores da região Araguaia se unem em grupo de trabalho para solucionar a conclusão das BRs 158 e 242

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet