Notícias / Esportes

01/03/23 às 21:01

Governo de Mato Grosso amplia para o Araguaia iniciativa que vai fomentar esporte paralímpico

Rafael Govari

OPioneiro.

Imprimir Enviar para um amigo

Demonstração de equoterapia, que será ofertada pelo Centro de Referência; Foto – Divulgação.

O Governo do Estado de Mato Grosso quer ampliar para seis municípios até o final deste ano, a instalação de centros de Referência Paralímpico. Atualmente, as cidades de Várzea Grande e Cáceres já possuem a iniciativa, que fomenta atividades direcionadas à inclusão e integração de esportistas com deficiência, principalmente de modalidades do esporte paralímpico.

A próxima cidade a receber um centro será Canarana, na região do Araguaia, que foi visitada nesta semana pelo supervisor do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Felipe Barbosa; e pelo coordenador de Esporte de Inclusão da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Luiz Tamba, que conheceram os espaços onde serão ofertadas as modalidades esportivas.

O termo de cooperação entre o CPB e a Secel com a Prefeitura Municipal de Canarana deve ser assinado nas próxima semanas. O Centro de Referência vai ofertar as modalidades de equitação e tênis de mesa, que serão desenvolvidos no Rancho Rafaely, além de atletismo no Estádio Municipal e natação na Escola Pioneiros, que será reformada nesse ano e receberá uma piscina.


Visita ao Rancho Rafaely; Foto – Divulgação.

Além de Canarana, o Centro de Referência ficará responsável por atender outros nove municípios do Médio Araguaia, dando apoio burocrático e treinamento aos professores das cidades vizinhas. Com a consolidação das atividades iniciais indicadas, outras modalidades serão implementadas conforme forem surgindo as demandas.

Além de atender pessoas com deficiência nas cidades, a iniciativa quer alcançar também os indígenas. Conforme Luiz Tamba, que visitou aldeias Xavantes em Canarana, foi a primeira vez que ele viu indígenas deficientes. “Desde 2015 que visito aldeias em Mato Grosso e a gente não via indígenas deficientes porque ficavam escondidos. O diferencial daqui, é que a Prefeitura ganhou a confiança das famílias deles”, disse o representante da Secel.

Essa confiança que o professor Tamba se refere, foi construída através de eventos realizados nos últimos anos em Canarana, como Festival Paralímpico e a Semana Descentralizada da Pessoa com Deficiência, que envolveu crianças e adultos com deficiência da cidade, interior e das aldeias. O momento mais marcante foi um desfile de moda, que teve a participação de indígenas.

Para o ano de 2023, a Secel já programou mais dois festivais para Canarana, sendo um na cidade e outro em uma aldeia Xavante. “Será o primeiro Festival Paralímpico do Brasil realizado em uma aldeia. Reservamos a data do dia 20 de maio para ser esse marco que, com certeza, vai ser exemplo Brasil afora”, disse a coordenadora do futuro de Centro de Referência, Eliana Faitão.

No termo de cooperação, cada um dos envolvidos entra com uma contrapartida. Conforme o secretário de Esportes de Canarana, Felipe Nogueira, a pista de atletismo custará 500 mil reais, sendo que R$ 350 mil serão destinados pela Secel e R$ 150 mil pela Prefeitura Municipal. “A contratação de professores e equipe técnica também é dividida. É a parceria que fortalece o projeto e traz a confiança que será um sucesso”, disse Nogueira.

Conforme Felipe Barbosa, o CPB quer chegar a mais de 100 centros no Brasil, mas a instalação só acontece em locais que tenham demandas e interesse dos poderes públicos. “Vejo que Canarana está preparada e vejo também interesse do Governo do Estado, que já demonstrou planos em ampliar esse projeto. Como o CPB também tem, então nossos objetivos vão de encontro”, disse Barbosa.
 
A visão do representante do Comitê Paralímpico Brasileiro é compartilhada pelo professor Luiz Tamba. “O governador Mauro Mendes tem nos dito que a pessoa com deficiência não precisa de caridade, mas de oportunidade. E é oportunidade que o Governo do Estado está levando para todo o Mato Grosso”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet