Notícias / Nacional

17/02/16 às 10:39

Ministro da Saúde é exonerado do cargo para votar em aliado na Câmara

Afastamento ocorre em um momento em que o país enfrenta uma grave crise na saúde devido ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da chikungunya.

Veja

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Ministro da Saúde é exonerado do cargo para votar em aliado na Câmara

Marcelo Castro agora retoma o cargo de deputado e pode ajudar Picciani a se reeleger como líder do governo

Foto: (Luiz Xavier/Agência Câmara/VEJA)

Em meio a um surto de microcefalia e a uma explosão de casos de zika vírus no país, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi exonerado do cargo pela presidente Dilma Rousseff nesta quarta-feira. O motivo é a eleição do líder do PMDB na Câmara dos Deputados, que está marcada para hoje. Com o afastamento, ele retoma o mandato de deputado e é um voto favorável à reeleição de Leonardo Piccinani (PMDB-RJ), que é aliado do Planalto. O outro candidato que está na disputa é Hugo Motta, próximo ao presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Conforme já era esperado, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta. O Planalto está apreensivo com a eleição para a liderança do PMDB, porque ela pode ser determinante para o andamento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Casa. É responsabilidade do líder nomear os oito integrantes que devem compor a comissão especial que analisará o pedido de afastamento da presidente. Além disso, o líder tem influência sobre a tramitação de projetos considerados cruciais para o governo, como a recriação da CPMF.

Até ontem, o ministro se dizia em dúvida se deixaria o posto. Hoje, ele mudou o discurso: "Estou fazendo o que acho que deveria ser feito", afirmou.

Nesta quarta-feira, aliados de Hugo Motta e a oposição apresentaram um requerimento para que ele fosse à Câmara prestar esclarecimentos a respeito das ações do governo para enfrentar as epidemias de zika vírus, dengue e chikungunya. Questionado sobre se poderia retornar ao ministério, apesar de todas as pressões, ele respondeu: "Assim espero".

No seu lugar, a presidente Dilma Rousseff nomeou o secretário executivo da Saúde, José Agenor Álvares da Silva.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet