Notícias / Acidentes

13/02/23 às 08:21 / Atualizada: 13/02/23 às 08:36

Mato Grosso tem aumento no número de acidentes com aviões de pequenos portes

Kelvin Ramirez

Só Notícias

Imprimir Enviar para um amigo
Mato Grosso tem aumento no número de acidentes com aviões de pequenos portes

Foto: Divulgação

O painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos registrou que Mato Grosso teve 20 acidentes envolvendo aeronaves agrícolas, no ano passado, um a menos que 2021. Somente neste ano, em 40 dias, houve quatro ocorrências de acidentes registradas pelo Sipaer, do ministério da Aeronáutica.

O último foi em Vila Bela da Santíssima Trindade, próximo a Cuiabá, quando a aeronave modelo EMB-202A apenas com o piloto, decolou em uma fazenda para aplicar defensivos, onde durante o trabalho de aplicação, a aeronave colidiu com a asa esquerda e a barra de aplicação no solo, ocasionado a perda do controle, realizando em seguida o pouso. O piloto não se feriu. 

No último dia 29, outra aeronave EMB-202, decolou em uma fazenda em Marcelândia (160 km de Sinop) para aplicar de defensivos, quando durante o voo, houve perda de potência e o piloto efetuou o pouso forçado sobre a lavoura. Ele teve escoriações leves.  

Outro caso, que viralizou, ocorreu no dia 22 de janeiro, na zona rural de Juara. Uma aeronave Cesna C206 com dois ocupantes caiu  e ficou de ‘cabeça para baixo’ e sem o trem de pouso auxiliar. O avião estava adulterado e havia roubado no início do ano de aeroclube em Teresina, no Piauí. Piloto e copiloto fugiram. 

No ano passado, um avião agrícola caiu em uma fazenda em Brasnorte, e o piloto Hugo Ricardo Porfírio, 39 anos, não resistiu e faleceu. Em Nova Bandeirantes, aeronave agrícola Embraer Ipanema caiu e o piloto Marcos Corte Gonçalves, de 32 anos e o assistente de aplicação Milton Avelino da Silva Neto, de 27 anos, faleceram.





 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet