Notícias / Negócios

16/02/16 às 14:36

Arquitetura pode influenciar desempenho dos negócios

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Sentir-se bem dentro de um determinado espaço é um fator determinante para fazer um cliente adquirir um produto ou contratar algum serviço. Por isso, para proporcionar conforto aos consumidores e fazer com que eles queiram voltar sempre, não basta apenas um bom atendimento ou produtos de qualidade - mesmo que eles continuem sendo importantes.
 
Ter um ambiente adequado para o seu tipo de negócio pode melhorar muito a sua relação com os clientes e a quantidade de vendas que você faz. Por isso, antes de montar um local físico para o seu negócio, é muito importante ter um projeto arquitetônico comercial adequado para que tanto clientes quanto funcionários sintam-se à vontade no espaço.
 
Adequando o ambiente ao objetivo do negócio

Cada negócio possui objetivos diferentes e interage de formas distintas com seu público. Por isso, um empreendimento deve ter o seu próprio ambiente diferenciado e que ajude a atrair mais clientes e mantê-los confortavelmente dentro da loja ou escritório.
 
No caso de escritórios mais fechados, nos quais os funcionários passarão boa parte do dia, a arquitetura deve ser dinâmica para fazer tudo funcionar da melhor maneira possível. Cores relaxantes nas paredes e móveis confortáveis são essenciais para transformar o ambiente em um bom lugar para trabalhar.
 
Investir em paisagismo e organização fácil e visualmente bonita também são pontos a se explorar em ambientes corporativos. Quando os funcionários se sentem confortáveis, o trabalho corre melhor e os negócios melhoram. Em salas de reuniões, usar paredes de vidro e recursos para deixar o lugar mais acolhedor podem ser excelentes estratégias para captar verdadeiramente o cliente.
 
Um projeto de escritório é completamente diferente do que é utilizado em uma loja de rua, por exemplo. Neste último, é necessário considerar a circulação grande de pessoas, a importância de dispor bem os itens à venda e também o conforto do cliente, que muitas vezes precisa de um local para sentar e provar os itens, por exemplo.
 
Quando o assunto é design de um ambiente para restaurantes, por exemplo, o objetivo é acolher os clientes de forma que ele queira passar mais tempo na mesa e não sair correndo logo após terminar sua refeição.
 
Itens como lustres diferentes, mesas confortáveis, iluminação diferenciada e até mesmo espaços temáticos podem cumprir esse objetivo. Porém, como a área gastronômica é muito diversa, é importante pensar no seu público-alvo antes de implantar esse tipo de mudança.
 
Quando um projeto é bem desenhado e executado, adequando-se aos propósitos comerciais do negócio, as chances de ter um cliente satisfeito são muito maiores, uma vez que ele sente que o local foi projetado com cuidado para recebê-lo da melhor forma, ainda que não tenha plena consciência disso.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet