Notícias / Saúde

24/01/23 às 10:13 / Atualizada: 24/01/23 às 10:22

Câncer de cólon e reto é o terceiro que mais mata no Brasil; Mato Grosso deve registrar 500 novos casos por ano

A doença que acometeu os astros do futebol, Pelé e Roberto Dinamite, tem estimativa de 45 mil novos casos no país para cada ano do triênio 2023-2025

Dialum

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Câncer de cólon e reto é o terceiro que mais mata no Brasil; Mato Grosso deve registrar 500 novos casos por ano

Foto: Assessoria

Um dos tumores malignos mais comuns entre os brasileiros, com incidência de 10% de todos os casos da doença no Brasil, o câncer de cólon e reto, é o terceiro que mais mata no país. De acordo com os dados do Instituto Nacional (Inca) a estimativa é de que para o triênio 2023-2025 sejam registrados 45.630 novos casos.

Os números apontam para a necessidade de aumento dos cuidados com a saúde e, o recente falecimento em decorrência da doença dos dois ex-jogadores de futebol, Pelé e Roberto Dinamite, elevaram a atenção para esse tipo de câncer. Rafael Sodré, cirurgião oncológico da Oncolog, explica que, quando descoberta em estágio inicial, a chance de cura é de 90%. 

“No estágio inicial é comum a pessoa não apresentar sintomas, mas é crucial ficar atento pois há alguns sinais como diarréia, prisão de ventre recorrente, sangue nas fezes, mudança no hábito intestinal e evacuações dolorosas”, ressalta o especialista. Sodré ainda ressalta que mesmo não apresentando sintomas é importante consultar o médico com frequência.

Um dos exames realizados para identificar o tumor é a colonoscopia, realizado com o paciente em sedação. “Infelizmente, muitas vezes o tumor é descoberto tarde, diante de sintomas. No entanto, uma das formas de prevenção e diagnóstico é através da colonoscopia, que identifica lesões sugestivas de câncer colorretal, pólipos e outras condições médicas”, esclarece Sodré.

Outros exames utilizados para o diagnóstico é a pesquisa de sangue oculto nas fezes e enterotomografia. Este último, por sua vez, consiste num processo que estuda o intestino, permitindo diagnóstico de diversas doenças que afetam este órgão. “As pessoas precisam entender que a prevenção ainda é a melhor forma de tratamento”, reforça o cirurgião. 

Riscos

Já o aparecimento da enfermidade pode ocorrer devido à má alimentação, excesso de peso, uso de cigarro e consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, pacientes com doenças inflamatórias intestinais também estão mais propensos ao câncer de cólon, sendo que a melhor forma de prevenção  é adotar hábitos saudáveis de vida. 

“Manter uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e consultar um médico com rotina, apesar de parecerem coisas básicas, ainda são as melhores formas de se prevenir contra o câncer de cólon e reto” enfatiza Rafael Sodré.

Conforme dados do Inca, Mato Grosso deve registrar 500 novos casos por ano no triênio de 2023-2025. O instituto também contabilizou que, em 2020, no Estado, houve 255 mortes de câncer de cólon e reto, sendo 133 em homens e 122 em mulheres.

O câncer de intestino ou cólon e reto e também conhecido como colorretal abrangem os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso ou no reto do ânus. O tratamento consiste em radioterapia, quimioterapia, remoção do tumor e de parte do intestino, mas antes de realizá-los, os métodos utilizados levam em consideração o tamanho, localização e extensão do tumor.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet